Secretária receberá premiação nacional por modelo de gestão em saúde

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Secretária receberá premiação nacional por modelo de gestão em saúde

O modelo de gestão na área da Saúde Municipal levou a secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, a ficar entre os 100 melhores secretários de saúde do país, escolhida entre os 5.700 gestores de saúde dos municípios brasileiros.

Para Marildes, o reconhecimento é de todos. “Esse prêmio não é meu, é nosso, de toda a equipe da Secretaria de Saúde e do prefeito Percival Muniz”, diz a secretária, que receberá, em Recife, capital de Pernambuco, o certificado de qualidade Brasil-Suíça da União Brasileira de Divulgação – UBD.

O prêmio leva em conta pesquisas realizadas em sites governamentais, atuação junto ao Ministério da Saúde, boas práticas de gestão, transparência na aplicação dos recursos públicos, qualidade do serviço prestado para a população e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Marildes aponta que fatores como o comprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, melhorias nos indicadores de saúde, acordos com o Ministério Público do Estado – MPE, a relação com o Ministério da Saúde e a análise das unidades de Estratégia da Saúde da Família – ESFs, bom como a instituição do Plano Municipal de Contingência da Dengue, é que levaram a obtenção do reconhecimento. “Melhoramos os indicadores na saúde como a diminuição dos óbitos infantis e materno, além da redução dos casos de tuberculose”, destaca a secretária que completa afirmando que para que isso ocorresse um trabalho junto à população, em que se ouve a voz da comunidade foi fundamental.

Segundo Marildes, outro ponto observado na pesquisa que a colocou entre os 100 melhores do Brasil foi a relação do Município com o Ministério da Saúde. “Além de tornarmos a Saúde apta para receber os recursos federais, nunca tivemos um projeto reprovado pelo Ministério da Saúde”, ressalta.

Outro ponto positivo foram acordos feitos com o MPE, como o que levou a compra dos equipamentos para a transformação do Pronto Atendimento Infantil em Hospital da Criança, que será inaugurado nesta segunda-feira (12), em solenidade que terá início às 17h.

Na atenção básica, a análise do Ministério da Saúde das 31 unidades de EFSs habilitadas do Município também foi ponto importante na avaliação. “Das 31 ESFs habilitadas, 21 tiveram nota máxima do Ministério da Saúde, o que ocasionou que nós dobrássemos os recursos recebidos para as unidades. Dos R$ 1,1 milhão repassado anteriormente à avaliação, passamos a receber R$ 2,2 milhões”, explica Marildes.

Já o Plano Municipal de Contingência da Dengue também teve papel fundamental, por ter reduzido os casos da doença na cidade e ainda servir de modelo para outros municípios.

+ Acessados

Veja Também