Satélite meteorológico mais eficaz do mundo envia dados ao Inpea

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Satélite meteorológico mais eficaz do mundo envia dados ao Inpea

O satélite meteorológico mais poderoso do mundo, o GOES-16, tem enviado imagens para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento norte-americano transmite informações a cada 15 minutos para atender a diversas áreas de aplicação ambiental.

Os dados são usados para medir a qualidade do ar e visibilidade, clima, formação de nuvens, incêndios, furacões, cobertura de superfície, raios, nevoeiros, ambientes costeiros e marinhos, precipitação e inundações, tempestades severas e tornados, clima espacial e vulcões.

A National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) alerta que as imagens enviadas à Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC são preliminares e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite.

"Essa nova geração de satélites representa uma autêntica revolução no monitoramento ambiental. Os benefícios esperados são derivados de um maior conjunto de instrumentos para a melhora do monitoramento meteorológico, ambiental, climático e dos fenômenos de tempo espaciais e os perigos relacionados", explicou o chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC/Inpe, Daniel Vila.

O CPTEC e a NOAA mantêm uma parceria para o monitoramento do tempo e clima sobre a América do Sul, resultando em diferentes produtos para a sociedade brasileira.

"Esta parceria nos permite receber e disponibilizar, de forma exclusiva para o Brasil, imagens preliminares do GOES-16 para consolidar a liderança do Inpe na área de satélites ambientais e reafirmar o nosso compromisso com a sociedade", acrescentou o pesquisador.

+ Acessados

Veja Também