Sanear soluciona problemas causados por ligações clandestinas de esgoto

Para solucionar um problema de vazamento de esgoto que ocorria constantemente na Rua Papa Pio XI, da Vila Cardoso, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) montou uma equipe que verificou que na obra que estava sendo realizada na Vila Poroxo, bairro ao lado da Vila Cardoso, haviam ligações clandestinas feitas por alguns moradores na rede de esgoto que ainda não estava concluída, direcionando os dejetos até o bairro ao lado, onde a população sofria com o mal cheiro e toda a sujeira do esgoto.

Nesta semana, as equipes do Sanear finalizaram a interligação das tubulações e a extensão da rede, viabilizando a utilização da elevatória de esgoto, que solucionou os problemas de vazamentos nas avenidas principais destes bairros, principalmente na Rua Papa Pio XI e, também liberando o atendimento para mais de 400 famílias de moradores da Vila Poroxo e do Jardim Belo Panorama ao sistema de esgotamento sanitário do município.

Segundo o diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila, é importante que os moradores tenham paciência e aguardem o comunicado para fazer a ligação de sua residência na rede de esgoto nos bairros onde as obras ainda estão em andamento para evitar que os dejetos sejam direcionados para outras ruas.

“Estamos empenhados em finalizar obras que estavam paralisadas há muitos anos e viabilizar o atendimento à rede de esgoto em toda a cidade. Infelizmente, as equipes sempre identificam que nestes bairros onde as obras estão sendo executadas, alguns moradores fazem ligações clandestinas na rede, que ocasionam vazamentos em outras vias e atrasam os serviços.

As ligações irregulares despejam os dejetos em outras ruas, onde existem moradores que convivem diariamente com este transtorno, o que poderia ser evitado com a instalação de uma fossa sanitária”, explicou o diretor.

O engenheiro destacou que é importante que a população aguarde a chegada do sistema de esgotamento sanitário completo nos bairros e que o Sanear está empenhado acelerando as obras que irão interligar mais 15 bairros na rede de esgoto da cidade, garantindo a proteção à saúde das pessoas e qualidade de vida para todos.