Samu recebe média de 600 trotes em ligações por mês em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Samu recebe média de 600 trotes em ligações por mês em Mato Grosso

Atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mato Grosso recebem, em média, 600 trotes através de ligações nas unidades pelo número 192. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT), houve uma redução de 8% em trotes desde a utilização de uma bina a um programa de computador. O número corresponde a 55 trotes no total de 600 ligações por mês.

De acordo com a SES-MT, são 600 ligações numa modalidade chamada de ‘trote anunciado’, que é diferente do trote em que as pessoas ligam simulando a necessidade de uma equipe de socorro em situações de acidentes.

“Os trotes anunciados são aqueles em que a pessoa utiliza o número da emergência para conversar, para falar de sexo, entre outros. Com a identificação imediata deste tipo de ligação, os nossos atendentes informam a pessoa que o que ela está fazendo e um trote, que o número do telefone dela já está registrado em nosso sistema e que também temos a localização. Com isso, estamos conseguindo coibir este tipo de trote, que acaba ocupando nossas linhas", explicou o diretor do Samu, coronel do Corpo de Bombeiros Vicente Manoel de Deus Neto.

Conforme o diretor, a unidade também está com um projeto para instalar um programa de localização de telefones celulares. A ideia é a pessoa que passe um trote receba uma mensagem alertando sobre o ato que é considerado crime.

Dados

Entre janeiro e junho de 2015, o Samu recebeu mais de 27 mil ligações. Dessas, mais de 7 mil se tratavam de trotes. Até o mês de agosto 7.223 ocorrências foram atendidas. Desse total, em relação ao tipo de acidente atendido pelo Samu, 1.876 são motociclísticos, 733 traumas, 293 acidentes automobilísticos, 158 atropelamentos e 107 acidentes ciclísticos.

Pelo Código Penal, é considerado crime ‘interromper ou perturbar o serviço telefônico e provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado é crime. O infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa.

+ Acessados

Veja Também