Saiba como controlar o que acontecerá com suas contas digitais quando você morrer

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

Saiba como controlar o que acontecerá com suas contas digitais quando você morrer

Só há um jeito de fiscalizar o modo como você aparecerá para o mundo depois de morrer: assumindo o controle da situação enquanto ainda está vivo.

Há várias maneiras de fazer isso – uma delas, inclusive, é revelando suas senhas no seu testamento, para que seus parentes possam acessar suas contas.

Legalmente falando, todas as músicas baixadas, todos os livros ou jogos que você comprou perderão a validade após sua morte – você compra uma ‘licença’ para usá-los, e essa licença acaba no seu falecimento.

Em alguns casos, obter acesso ao álbum de fotos de um parente, sem uma senha, pode ser extremamente difícil.

No início deste ano, uma canadense recentemente viúva não conseguiu acessar a conta do marido na Apple, mesmo apresentando o testamento do falecido, sua certidão de óbito autenticada e os números de série de seu iPad e seu Mac. O que disseram a ela? Que ela precisava de uma ordem judicial.

Peggy Bush disse: “Eu achei isso ridículo. Eu consegui as pensões, consegui os benefícios. Mas da Apple, não obtive nem uma simples senha.”

Essa é uma ideia a se considerar se quiser fazer um testamento – mas, como acontece com muitos serviços, existem algumas coisas que você pode fazer agora para controlar sua “herança digital”.

Facebook – você pode excluir sua conta ou transformá-la em ‘memorial’

Ver as imagens

Depois que você morrer, seus parentes poderão transformar sua conta em um ‘memorial’ (com isso, você não aparecerá nas buscas, entre outras coisas). Eles também poderão excluí-la.

Seus parentes poderão fazer isso sem sua senha. Eles só precisarão de uma prova da sua morte (por exemplo, a nota de falecimento de um obituário) e a verificação da sua identidade.

Se eles preferirem dar continuidade à sua conta, no seu perfil aparecerá “Em memória de (seu nome)“, com a data do seu falecimento.

Mas se não quiser deixar essa decisão a cabo deles, você pode escolher se deseja excluir ou conservar sua conta e armazenar essa preferência na sua própria conta do Facebook.

Se quiser saber como fazer isso, veja estas instruções aqui.

Você precisará nomear um “Contato Herdeiro” para excluir sua conta quando você falecer.

Google – você pode salvar seus dados SE informar a eles primeiro

Ver as imagens

O Google tem uma política muito boa e clara sobre o que acontece com a sua conta e suas informações – tais como documentos e fotos – após a sua morte.

Realmente vale a pena resolver isso antecipadamente através do Gerente de Contas Inativas do Google, para que seus parentes tenham acesso às suas informações e suas fotos, após um período predefinido de inatividade em sua conta (ou seja, se você não acessar mais sua conta).

O Google diz o seguinte

“Você pode nos dizer o que fazer com as mensagens do seu Gmail e com os dados dos outros serviços do Google, se sua conta ficar inativa por algum motivo”. Por exemplo, você pode optar pela exclusão dos seus dados após três, seis, nove ou doze meses de inatividade.

Ou você pode selecionar contatos confiáveis para receber, ao todo ou em parte, seus dados nos seguintes serviços: +1s; Blogger; Contatos e Círculos; Drive; Gmail; Google + Perfis, páginas de busca; álbuns do Picasa; Google Voice e YouTube.

“Antes de efetuarmos qualquer ação, primeiro o notificaremos enviando um SMS para o seu celular e um e-mail para o endereço secundário que você forneceu.”

Se algum conhecido seu faleceu, é possível acessar certas coisas dessa pessoa no Google – incluindo os fundos da conta – contatando o Google através desta página

Apple – é complicado…

Ver as imagens

O suporte da Apple ajuda os familiares a encerrarem uma conta em caso de falecimento – contudo, você vai precisar de um atestado de óbito.

Já quanto aos outros conteúdos – incluindo acesso a iPhones bloqueados por um PIN – é mais problemático e pode exigir uma ordem judicial.

Ao contrário de outras contas digitas, a Apple não oferece instruções claras sobre os seus direitos ou sobre como transferir o conteúdo armazenado em sua conta da Apple – incluindo, por exemplo, fotos armazenadas no iCloud – após a morte.

No contrato da Apple, diz assim: “Você concorda que sua conta não é transferível e que quaisquer direitos a seu ID da Apple ou Conteúdo dentro de sua conta se encerram após sua morte.

Twitter – você pode excluir contas, mas não pode acessá-las

Ver as imagens

O Twitter tem um serviço através do qual é possível solicitar que as contas de um parente ou amigo falecido sejam excluídas – mas você não poderá acessar a conta propriamente dita, sob nenhuma circunstância.

O Twitter declara o seguinte: “Somos incapazes de fornecer acesso à conta de qualquer pessoa, independentemente da sua relação com o falecido”.

Blog deRob Waugh no Yahoo

+ Acessados

Veja Também