Rota do Oeste conclui obras de recuperação dos 108km na BR-364

Teve início nesta quinta-feira (10), a última etapa de obras de recuperação no trecho de 108km na BR-364, entre o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e Rosário Oeste.

A previsão dos serviços da Rota do Oeste é de 30 dias, sendo que nos próximos 10 dias, os segmentos do km 538 ao km 543 e do km 534 ao km 538, em Rosário Oeste, passarão por obras de fresagem (retirada superficial do pavimento), necessárias para a aplicação de microrevestimento.

O trabalho visa a melhoria na trafegabilidade e qualidade do pavimento no trecho. As obras serão realizadas no período diurno (7h às 17h), com o fluxo de veículos operado em “Pare e Siga”.

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, alerta aos motoristas que em decorrências das obras, o tráfego passará por interdições e o fluxo alternado de 10 minutos em cada sentido. Por isto, os condutores deverão redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho em obras. Além das equipes da Concessionária que farão a sinalização e orientação aos motoristas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também prestará apoio aos trabalhos, auxiliando no monitoramento e coordenação do tráfego.

“É um trecho crítico, com fluxo intenso de veículos, o que pode gerar congestionamentos em alguns pontos. Nossa orientação é que o condutor ligue para o 0800 065 0163 e consulte a situação da via antes de seguir viagem pela região”, disse.

O microrevestimento consiste na utilização de mistura asfáltica composta por agregados como o pó de pedra e a brita zero e a emulsão asfáltica direta no pavimento. O processo é realizado com o uso de um equipamento específico, chamado usina móvel, por todo o segmento corrigido.

Ferreira explica que somente em 10km dos 30km serão necessárias as obras de fresagem para preparar o pavimento que irá receber o microrevestimento. Os segmentos são os mais prejudicados, principalmente, pelo tráfego de veículos pesados na rodovia. O restante passará diretamente pelo processo de recuperação.

“É a solução mais viável no momento para melhorar o tráfego naquela região. Vale ressaltar que além da recuperação neste segmento, a Concessionária mantém ao longo de todo o trecho de 850,9 km, os serviços operacionais e de conservação da BR-163”, acrescenta.

Programação – Após a conclusão da primeira frente de trabalho, que tem estimativa de 10 dias, as equipes seguirão para os trechos do km 517 ao km 525, em Rosário Oeste, do km 480 ao km 485, em Jangada e do km 477 ao km 479, em Acorizal. As obras serão realizadas de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.