Rodar com moto no corredor pode ser relativamente seguro, diz estudo

Redação PH

Redação PH

rodar com moto no corredor pode ser relativamente seguro, diz estudo

Rodar com moto no corredor pode ser relativamente seguro, diz estudo

Um estudo publicado pela Universidade de Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que rodar com motos no corredor, entre duas faixas de trânsito, pode ser relativamente seguro e com menor probabilidade de ferimentos ao usuário. Dos 6 mil acidentes de motos analisados entre junho de 2012 e agosto de 2013, no estado americano, 997 estavam relacionados com motociclistas andando entre os veículos, correspondendo a 16,6% do total.
De acordo com a pesquisa, o chamado “lane-splitting”, ato de rodar com a moto entre os carros, pode ser consideravelmente seguro se o tráfego de veículos estiver a cerca de 80 km/h ou menos e o motociclista não exceder 24 km/h acima da velocidade dos carros, caminhões e ônibus.
Baseada em relatório de acidentes com motocicletas divulgados pela Polícia Rodoviária da Califórnia, a análise foi feita pelo Centro de Pesquisa e Educação de Segurança em Transportes da Universidade de Berkeley sob autoria do professor Thomas Rice.
“Nós aprendemos que quando motos estão envolvidas em acidentes no corredor, o cenário mais comum é de motociclistas andando muito rápido quando um motorista tenta mudar de faixa”, explica o professor Thomas Rice.
Segundo o estudo, comparado aos outros usuários de motos, os motociclistas que se acidentam nos corredores têm menores chances de sofrer ferimentos na cabeça (9% contra 17%) e no torso (19% contra 29%).
Além disso, também há menor risco de um acidente fatal, com 1,2% para os acidentes no corredor, frente a 3% para aqueles que não estavam realizando o “lane-splitting”.
Califórnia busca regular o corredor
A Califórnia é o único estado americano no qual rodar no corredor não é considerado ilegal e uma lei para regularizar a situação está em trâmite. Esta nova legislação permitiria ao motociclista rodar no corredor, desde que não se desloque a velocidade 24 km/h superior a do tráfego, que não esteja acima de 80 km/h.
“Supreendentemente, descobrimos que a diferença de velocidade entre as motos e os veículos ao redor é maior motivo para lesões do que a velocidade por si só”, argumenta Rice. “É claro que quanto maior for a diferença de velocidade, mais perigoso fica. Por mais que esse conselho pareça óbvio, quando mais devagar, menor o risco de lesão”, explica Rice.
Ainda segundo o estudo na Califórnia, os motociclistas que rodam no corredor costumam andar mais nos dias de semana em horários de trabalho, usar melhores capacetes e viajar a menores velocidades. Além disso, mostraram menos ocorrências de uso de álcool e de levar passageiros.
A maioria dos motociclistas que trafegam no corredor, cerca de 69%, excede a velocidade do tráfego em 24 km/h ou menos. Entretanto, cerca de 14% dos usuários do corredor rodam em velocidades que superam em 40 km/h a de outros veículos.
Como é no Brasil?
No Brasil, a prática de rodar entre os veículos de moto não é proibida, no entanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ressalta que todos veículos devem manter distância lateral e frontal, segura entre os seus e os demais veículos. Principalmente nas grandes cidades, o deslocamento entre os veículos é feito de forma corriqueira e não há restrições para uma velocidade máxima diferenciada nestas situações.

+ Acessados

Veja Também