Representantes dos RPPS de Mato Grosso participam de sete palestras orientativas

Redação PH

Redação PH

representantes dos rpps de mato grosso participam de sete palestras orientativas

Representantes dos RPPS de Mato Grosso participam de sete palestras orientativas

Representantes de 105 Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS estão participando de sete palestras relacionadas a temas específicos de interesse dos gestores, controladores internos, contadores e demais servidores responsáveis pelos regimes. As palestras estão ocorrendo em diversas salas do auditório da Escola Superior de Contas e do auditório Liu Arruda.

Normas de cálculo de benefícios previdenciários, matriz de saldos contábeis, credenciamento de instituições financeiras, ritos processuais e técnicos na concessão de benefícios de auxílio-doença, preceitos e técnicas de controladoria interna dos RPPS, sustentabilidade dos RPPS e Cenário econômico e os desafios da Previdência no Brasil são assuntos dos debates que seguem durante toda a tarde desta quinta-feira (24.08).

A matriz de saldos contábeis foi o tema abordado pelo gerente de Normas e Procedimentos Contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional, Rodrigo Pereira Neves. Isto porque, a partir de janeiro de 2018, os RPPS passam a enviar informações contábeis, via Matriz de Saldos Contábeis (MSC). As informações foram divulgadas na IX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios, que aconteceu em maio passado. Diante da importância do tema para as administrações locais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) também realizou pesquisa junto às 2.029 unidades gestoras de RPPS municipais.

O objetivo foi compreender o conhecimento dos gestores municipais que mantêm unidade gestora de RPPS sobre o assunto, além de identificar possíveis dificuldades para atender às mudanças previstas. Com base nesse diagnóstico, a CNM irá dialogar com a Secretaria de Previdência Social do governo federal sobre eventuais dificuldades para o cumprimento dos prazos estabelecidos e outras demandas.

A concessão de benefícios é um tema jurídico de grande interesse dos participantes porque passa por vários setores do RPPS. “Até mesmo os controladores internos, que precisam dar parecer quanto à concessão do benefício, precisam estar bem informados quanto aos aspectos jurídicos a serem observados, identificação dos custos, readapatação ou reversão, aposentadoria por invalidez, importância da perícia médica técnica”, comentou Luana Piovesan, diretora executiva do RPPS de Cáceres e presidente da comissão organizadora do evento. Ela conta que o setor necessita de capacitações e é um segmento muito importante, responsável pelo futuro de milhares de servidores públicos e seus familiares. “A presença desses profissionais, nestas palestras, representa um grande comprometimento dos RPPS de Mato Grosso”, comentou a organizadora.

A contadora Denise Pereira Pacheco, do RPPS de Cáceres, acompanhou atentamente os debates, “principalmente os que dizem respeito à contabilidade. Estamos participando do evento em seis pessoas e está sendo muito proveitoso”, disse.

Amanhã (25), as discussões giram em torno da base de dados para atingir a excelência nos resultados atuariais, a atuação do Controle Externo e o Impacto na Gestão dos RPPS. O último tema a ser abordado trata da importância do envio dos demonstrativos, via Cadprev, como instrumento de transparência da gestão previdenciária. O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, ministra palestra sobre a atuação do Controle Externo e o Impacto da Gestão dos RPPS, a partir das 9h30.

+ Acessados

Veja Também