Renan Calheiros enfrenta rejeição entre senadores

Redação PH

Redação PH

renan calheiros enfrenta rejeição entre senadores

Renan Calheiros enfrenta rejeição entre senadores

Apesar de tentar ser eleito pela terceira vez para a função, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) conclui pela primeira vez o mandato de presidente do Senado. Em 2007, Renan renunciou ao cargo após ser acusado de usar dinheiro recebido de lobistas ligados à uma construtora para pagar a pensão da filha que tem fora do casamento.

Para igualar o feito do senador aposentado José Sarney (PMDB-AP), que presidiu a Casa em três oportunidades, Renan tem as bênçãos do Palácio do Planalto, mas enfrenta rejeição entre os senadores sobretudo de oposição.

Para derrotá-lo, PSDB e DEM avaliam não ter respaldo da maioria do Senado se o escolhido foi um nome oposicionista. O indicado virá da ala insatisfeita da maior bancada, exatamente do PMDB, que terá 19 dos 81 senadores.

Como no Senado as campanhas são mais modestas e discretas, muitas vezes restritas a visitas aos gabinetes e telefonemas, o nome ainda está sendo costurado e será lançado às vésperas das eleições. Ricardo Ferraço (ES) é o mais cotado. Luiz Henrique (SC) e Eunício Oliveira (CE) correm por fora.

+ Acessados

Veja Também