Reivindicações de Nova Mutum são apresentadas na Assembleia Legislativa

deputado faz cronologia das obras do vlt

A sessão plenária desta quinta-feira (1) foi marcada pela apresentação de uma série de indicações de autoria do deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM), em benefício de Nova Mutum. As necessidades foram pautadas durante reunião com o vereador Francisco de Assis Pereira (PPS), que esteve na Assembleia Legislativa na última semana, e envolve setores essenciais como saúde, educação, habitação, esporte e lazer.

De acordo com Pereira, a Câmara de Vereadores colheu uma série de reivindicações com a população ao longo dos últimos anos e filtraram as mais importantes, com o intuito de apresentá-las à Assembleia Legislativa e, assim, encaminhá-las ao governador Pedro Taques (PSDB).

Ele ressalta que os altos índices humanos e econômicos da cidade refletem, em sua avaliação, a boa administração municipal, mas que, ainda assim, a cidade precisa de apoio do Estado para as questões fundamentais como educação e saúde, pontuando a importância de Mutum para a arrecadação estadual.

Entre as solicitações apresentadas, constam a melhoria na infraestrutura das escolas estaduais instaladas no município e a construção de uma nova unidade de ensino na área central; melhoria na iluminação pública do perímetro urbano e no Distrito de Pontal do Marape; recapeamento das rodovias estaduais MT-249, MT-235 e MT-010, que margeiam a cidade e também a construção, em parceira com a administração municipal, de casas populares.

Para a saúde pública, foi solicitada a construção de um novo complexo hospitalar, considerando que a única unidade de saúde em Nova Mutum, que possui mais de 50 mil habitantes, é municipal e não dispõe de cirurgias de alta complexidade. Também foi solicitado agilidade no fornecimento de medicação de alto custo.

Na área da segurança pública, a necessidade local é a implantação de um posto policial na MT- 010, utilizada como rota de fuga para roubos e furtos de veículos com destino a Bolívia.

Encerrando as necessidades da população mutuense, estão a construção, em parceria com o executivo municipal, de um complexo esportivo com miniestádio e também recursos para manutenção da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, que representa o estado em nível federal, bem como para a realização do Festival de Música, mantido pela Associação Cultural e Social de Nova Mutum.

De acordo com Dilmar Dal Bosco, as reivindicações foram transformadas em indicações parlamentares e encaminhadas ao Governo do Estado de Mato Grosso.