Rede de Controle propõe parceria ao Grupo Gazeta na campanha ‘Delator Cidadão’

Redação PH

Redação PH

rede de controle propõe parceria ao grupo gazeta na campanha 'delator cidadão'

Rede de Controle propõe parceria ao Grupo Gazeta na campanha ‘Delator Cidadão’

Diante do entendimento de que a cooperação é a principal estratégia para combater a corrupção, a Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso propôs parceria na campanha de conscientização da população 'Delator Cidadão', lançada recentemente pelo Grupo Gazeta de Comunicação. Nesta quarta-feira (09.08), o presidente do grupo, João Dorileo Leal, recebeu do coordenador-geral da Rede, conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Moises Maciel, a lista dos contatos das Ouvidorias das 17 instituições que compõem a Rede no Estado. O objetivo é que as denúncias recebidas pelos veículos de comunicação do grupo sejam encaminhadas aos órgãos competentes, para as devidas providências.

Dorileo explicou que a campanha tem como objetivo estimular as pessoas a exercerem a cidadania, ainda que seja “apontando o dedo” para denunciar o vizinho ou algum conhecido. Ele acredita que o sucesso da campanha se deve principalmente ao descrédito da população com os poderes constituídos e também, muitas vezes, às dificuldades que elas encontram para formalizar as denúncias.

O conselheiro substituto destacou a importância do envolvimento dos meios de comunicação nas campanhas de combate à corrupção pelo alcance social da mídia e disse que a sociedade está farta de tanto desvio de dinheiro público. “Estudos comprovam que a corrupção empobrece a nação. Onde estaríamos sem esses desvios?”, ponderou Moises Maciel. Ele acrescentou que o problema ocorre também na iniciativa privada, que investe recursos em segurança para evitar perdas, e que é preciso educar as futuras gerações.

Nestor Fidelis, procurador-geral de Cuiabá, parabenizou o presidente do Grupo Gazeta pela iniciativa, principalmente pelo alcance, já que os veículos de comunicação do grupo abrangem todo o Estado. Por esse motivo, Fidelis sugeriu a Dorileo Leal parceria com as Ouvidorias dos municípios, para que as demandas possam ser atendidas.

Além de Moises Maciel e Nestor Fidelis, participaram da reunião com Dorileo Leal o coordenador-executivo do TCU, secretário de controle externo Alexandre Giraux Cavalcanti; o secretário do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, delegado Fausto Freitas; o secretário-adjunto de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado, Christian Pizzato; a secretária-executiva da Rede, Maria Aparecida Del Llano; e o chefe de gabinete do conselheiro Moises Maciel, Leonardo Sabóia.

ARede de Controleé formada por representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT); Advocacia-Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Controladoria-Geral da União (CGU); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT); Ministério Público de Contas (MPC/MT); Ministério Público Estadual (MPE/MT); Ministério Público Federal (MPF); Polícia Federal (PF); Receita Federal do Brasil (RFB); Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT); Tribunal de Contas da União (TCU); Controladoria-Geral do Município (CGM); Procuradoria-Geral do Município (PGM); Procuradoria-Geral do Estado e Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção.

+ Acessados

Veja Também