Raízen inaugura base de distribuição de combustíveis em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Raízen inaugura base de distribuição de combustíveis em Rondonópolis

Com investimento de R$ 60 milhões, a Raízen inaugurou na manhã de quarta-feira (18), em Rondonópolis,uma base de distribuição de combustíveis. A partir da implantação deste projeto, a companhia espera movimentar um bilhão de litros de combustíveis, além de gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

A base de distribuição da Raízen está localizada no Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) e faz parte de um plano de investimentos estratégicos da companhia na região, abrangendo R$ 120 milhões na expansão de infraestrutura no Centro-Oeste. Segundo Leonardo Gadotti Filho, vice-presidente executivo de Logística, Distribuição e Trading da companhia, o objetivo é se diferenciar com um planejamento estratégico de longo prazo. “Apostamos na região e, portanto, a expansão das nossas atividades precisa estar acompanhada de eficiência logística. É importante não apenas crescer, mas também contar com um nível de serviço diferenciado aos nossos clientes do MT”, afirma o executivo.

Os investimentos irão elevar a eficiência logística do suprimento de combustíveis para a região, através do transporte de diesel e gasolina procedentes da Refinaria de Paulínia (SP) e retorno para o mercado de São Paulo com biodiesel e etanol.“O Centro-Oeste é um dos grandes polos de produção de biocombustível do país e possui um mercado de combustível com grande potencial de crescimento, sendo uma região estratégica para a empresa”, explica Gadotti.

A cerimonia de inauguração contou com a presença governador Pedro Taques (PDT) e de várias autoridades políticas do município e do estado.

De acordo com Taques, o estado tem muito a mostrar para o Brasil, e com a instalação desta distribuidora de combustíveis em Rondonópolis é um avanço no setor econômico de Mato Grosso. “Estou otimista, queremos e buscamosdesenvolverno estado um ambiente negociável para que mais empresas invistam em MT”, disse o governador.

O prefeito de Rondonópolis Percival Muniz em seu discurso declarou que o município tem um grande potencial econômico, que a vinda da Raízen é uma conquista importante e um marco histórico para a cidade. “Vamos trabalhar para que Rondonópolis seja polo industrial e comercial do estado de Mato Grosso, buscando o crescimento e geração de emprego”, exaltou.

A base de distribuição

O projeto em Rondonópolis teve início em 2011, quando a Raízen adquiriu o local para a construção da unidade. Os trabalhos iniciaram em junho de 2013 e foram aproximadamente dois anos de obras, sem a ocorrência de qualquer acidente.

Com capacidade para armazenar 24 milhões de litros em 7 tanques, a base tem como diferencial a tecnologia e a alta performance no carregamento de produtos. “A Base de Rondonópolis será três vezes mais eficiente do que o padrão de mercado, justamente porque reunimos nela o que de melhor existe em logística, tecnologia e infraestrutura de combustíveis”, afirma Nilton Gabardo, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Raízen, responsável pelo projeto.

O projeto foi concebido e executado pela engenharia da Raízen, mesclando as melhores práticas mundiais da Shell, com inovações desenvolvidas no Brasil: ”A base multimodal foi concebido pensando no cliente do Mato Grosso, que valoriza logística pois tem que vencer grandes distâncias” complementa Gabardo.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das cinco maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 40 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 58 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 23,7 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por 5.356 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 940 lojas de conveniência Shell Select.

Agenda visitaPedro Taques Rondonópolis

-14h30 Reunião com Prefeito Percival Muniz

-15h30 Visita Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes

-16h30 Visita Hospital Regional (inauguração espaço para implantação UTI)

-19h Visita Casario

Fotos na Galeria

+ Acessados

Veja Também