Queimada na região da Vila Mineira afeta Rondonopolitanos

Redação PH

Redação PH

queimada na região da vila mineira afeta rondonopolitanos

Queimada na região da Vila Mineira afeta Rondonopolitanos

Uma queimada de grandes proporções, que teve início na madrugada desta quinta-feira (28), em uma área de pastagem, próxima a Vila Mineira, em Rondonópolis (MT), deixou a população da cidade com muita dificuldade para respirar. Está seria a quinta vez, só esta semana, que a área teria sido queimada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas por volta das 5h. Depois de 4 horas de trabalhos e usar mais de 5 mil tiros de água, os bombeiros ainda trabalhavam para combater a queimada.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também foi acionada e compareceu ao local. “Após ajudarmos no combate ao fogo, vamos identificar o proprietário e mensurar a área queimada. Aqui vamos usar como base a lei federal e um auto de inflação, no valor de R$ 1 mil por hectare, será lavrado”, afirmou o gerente do Núcleo de Fiscalização da Semma, João Fernando Copetti Bohrer.
Sobre a denúncia que a área atingida já foi queimada outras vezes só está semana, João Copetti disse que a Semma não tinha conhecimento. “Essa é a primeira vez que fomos acionados sobre esta área. Toda vez que isso acontecer a secretaria tem que ser informada para poder tomar as medidas legais”, finalizou.
Desde o dia 15 de julho começou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso nas áreas rurais e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das questões climáticas. Já no perímetro urbano o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.
Denúncias
As denúncias podem ser feitas para a Semma por meio do Disque Denúncia, (66) 99234-4005 e 3411-5108. A gerência de fiscalização pode ser contactada também pelo telefone 99231-0174 ou pelo 99642-3528, esse último é para envios de fotos por meio do whatsapp.

+ Acessados

Veja Também