Proposta de Max Russi quer incentivar hortas caseiras

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Proposta de Max Russi quer incentivar hortas caseiras

Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Max Russi (PSB) visa incentivar famílias a terem horta em casa. O PL refere-se ao comércio de sementes e mudas com o objetivo de diminuir o alto valor cobrado por elas quando a finalidade é o uso doméstico, caracterizado pela venda em embalagens de até dez gramas.

Devido a atual Lei estadual nº 9.415/2010 há cobrança de uma taxa muito elevada para registro, renovação e alteração, impossibilitando as pessoas de terem acesso a verduras, hortaliças e temperos plantados na própria residência, pois o encargo é o mesmo, independentemente da quantidade comercializada. Dessa forma, o grande produtor paga o mesmo preço que a dona de casa.

“O projeto é para fortalecer as pequenas hortas feitas em casa, incentivando o cidadão a plantar e mantar uma produção para consumo próprio e cuidar do seu quintal, para evitar focos de proliferação de mosquitos e consequentemente das doenças, como dengue”, justificou o parlamentar.

Ter uma horta em casa oferece inúmeros benefícios para toda a família, pois viabiliza o acesso a alimentos saudável, itens plantados de forma orgânica, sem agrotóxicos ou conservantes. A prática oferece economia e é uma ótima maneira de estar em contato direto com a natureza. Ter esse ambiente em casa proporciona uma melhor qualidade de vida de forma simples e natural.

Os pequenos varejistas também são afetados em virtude do elevado custo das taxas que supera o lucro obtido com a venda destes itens, inviabilizando economicamente a atividade. Outro impacto é o enfraquecimento do comércio local, como mercearias e mercadinhos tradicionais em muitos bairros.

Outra questão levantada por Max Russi é a disparidade no valor da Unidade Padrão Fiscal (UPF) em nosso Estado, se comparado com os valores de outras unidades federativas. Por exemplo, no Rio Grande do Sul a UPF corresponde a R$ 17,1441 enquanto em Mato Grosso equivale a R$ 113,08.

+ Acessados

Veja Também