Projeto de lei propõe que professores e alunos aprendam técnicas de massagem cardíaca

Redação PH

Redação PH

melhor solução para o país é votar denúncia contra temer na quarta, diz maia

Projeto de lei propõe que professores e alunos aprendam técnicas de massagem cardíaca

O Projeto Lei nº 286/2017, que propõe que alunos eprofessores aprendam a realizar (ressuscitação cardiopulmonar) ou massagem cardíaca, foi apresentado pelo deputado estadual Mauro Savi (PSB).

Dados do Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que doenças cardiovasculares são líderes de mortes no Brasil. Elas representam 29% dos óbitos e, somente no mês de janeiro de 2017, foram responsáveis por mais de 30 mil mortes.

"A proposta é multiplicar conhecimento, com o propósito de diminuir a incidência e o número de mortes por doenças cardiovasculares. Esta é a maior causa de morte na população adulta em nosso país e a chance de sobrevivência das vítimas que recebem a massagem cardíaca é quatro vezes maior quando esse socorro é prestado de imediato", cita o parlamentar.

“Perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar as compressões torácicas corretamente podem aumentar as chances de sobrevivência de uma pessoa que sofre uma parada do coração”, completa.

O projeto, caso aprovado e sancionado pelo Executivo, propõe também a adesão de uma campanha nas instituições de ensino do Estado na data em que se comemora o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro – com treinamentos em ressuscitação e cardiopulmonar.

Neste dia, o público-alvo, professores e funcionários das instituições de ensino e alunos da educação do ensino fundamental I e II terão treinamentos e divulgação da iniciativa. Os treinamentos, de acordo com o projeto, devem ser ministrados uma equipe multidisciplinar; médicos, enfermeiros, agentes da Defesa Civil ou Bombeiros.

+ Acessados

Veja Também