Projeto da bioceânica será debatido por três comissões no Senado Federal

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

Projeto da bioceânica será debatido por três comissões no Senado Federal

O Senado Federal deve debater nas próximas semanas o projeto de construção da Ferrovia Transcontinental, também chamada de Bioceânica. O empreendimento de 4,4 mil quilômetros é classificado como ‘estratégico’ aos interesses econômicos e integra o Programa Integrado de Logística (PIL), lançado no mês de junho pela presidente Dilma Rousseff.

Nesta terça-feira (11), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou requerimento do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para realizar audiência pública conjunta com as Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O objetivo do encontro é dar andamento – no menor tempo possível – a esse projeto, que ligará os Oceanos Atlântico e Pacífico, saindo do litoral norte do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, e finalmente seguindo para o Peru.

“Em tempos de crise econômica, como a que vivemos em nosso país, tenho plena convicção que os investimentos em logística são a saída para ampliar a produção, gerar emprego e renda e atrair investidores”, ressaltou Wellington.

O republicano destacou ainda que, reconhecidamente, o Brasil enfrenta graves deficiências na infraestrutura e não se deve deixar que os problemas atuais entravem investimentos neste setor. “Temos a manifestação de interesse do Governo da China em garantir aportes a este empreendimento. É uma oportunidade valiosa e precisamos, portanto, avançar nesta discussão, tratando de sua viabilidade”, disse o senador.

De acordo com o requerimento do senador aprovado nas três comissões, devem participar do debate representantes da Casa Civil, Ministério dos Transportes, Ministério das Relações Exteriores, também do Conselho de Estado da República Popular da China, do Governo do Peru, do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e o Grupo de Trabalho Brasil–China–Peru.

+ Acessados

Veja Também