Projeto Cuidando do Cuidador atende funcionários da Prefeitura com programa anti-stress em alusão ao Dia do Servidor

Divulgação

Projeto Cuidando do Cuidador atende funcionários da Prefeitura com programa anti-stress em alusão ao Dia do Servidor

De hoje (15) a sexta-feira (19), com exceção da quarta-feira (17), das 8h às 12h e das 13h às 17h, os funcionários do Paço Municipal terão à sua disposição um programa de terapias relaxantes que inclui shiatsu, reflexologia plantar e drenagem linfática e acontece no auditório.

A ação ocorre no mês em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, e é fruto de parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e a empresa FisioEda, que desenvolveu o projeto Cuidando do Cuidador, especialmente voltado para profissionais do setor público.

“Nossa intenção é homenagear o servidor e prestigiá-lo em função do seu dia. Com essas atividades, buscamos promover o bem-estar e a prevenção, ofertando cuidados que estimulam o vigor do funcionário do município”, compartilha Viviane Fazzio, servidora da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Pasta.

São em torno de nove aparelhos pelos quais cada pessoa faz o circuito que dura entre 15 e 20 minutos. Também serão realizadas aferição da pressão arterial, medição de stress e terapêuticas com infravermelho.

“O projeto visa diminuir os níveis de tensão e stress do dia a dia nos trabalhadores, gerando relaxamento por meio dos métodos que aplicamos”, destaca o fisioterapeuta da FisioEda, Sandro Pinho.

Massagem milenar chinesa, o shiatsu, por meio de pressão exercida com os dedos pelo massoterapeuta, permite a desobstrução dos pontos nervosos, como detalha Sandro:

“Com essa técnica é possível deixar a musculatura relaxada desde o pescoço até a altura da cervical e chegar à lombar, que é a região onde a maioria dos brasileiros sente dor na coluna. Assim desinflamamos e desmanchamos os nódulos de tensão”.

Já a drenagem linfática é capaz de reduzir a quantidade de líquido no corpo, além de ativar a circulação sanguínea e combater a celulite, atuando sobre o sistema linfático.

“Com uma máquina medimos a pessoa por cima da roupa, antes do processo. Em nenhum momento ela precisa se expor”.

“Então, o aparelho estimula a dilatação da linfa e, assim, libera o líquido retido, tonifica e enrijece a musculatura. E, dependendo do seu metabolismo, o indivíduo consegue perder de um a cinco centímetros”, explica o fisioterapeuta.

Para a enfermeira Bernadete Bispo da Silva, que já experimentou os métodos na Secretaria Municipal de Saúde, onde a FisioEda esteve na semana passada, a sensação provocada é revigorante.

“Foi bastante relaxante. Ao acabar a aplicação das técnicas estava sentindo grande bem-estar e ótima disposição”, lembra. A FisioEda volta à Saúde esta semana, na quarta-feira (17), das 13h às 17 horas.

Viviane ressalta que essa atividade integra um dos alvos do PDI, que é a valorização do funcionário público: “Estamos trabalhando com metas que elevem a satisfação do servidor e, também, promovam a saúde do trabalhador.

Então, aproveitamos datas comemorativas como Dia das Mães, Dia da Mulher e Dia do Homem, por exemplo, para expressar nosso apresso por esse profissional por meio de práticas que o beneficiem”.

Outra Pasta que vai receber a visita da FisioEda é a da Educação. Porém, segundo a secretária Carmem Garcia ainda não foi definida a data das ações nesta Secretaria.

Por questão de organização foi elaborado um cronograma de atendimento para as respectivas secretarias do Paço Municipal. Confira abaixo.

15 de outubro – Secretarias de Governo, de Planejamento, de Finanças, Procuradoria e Unidade Central de Controle Interno.

 16 de outubro – Secretarias da Receita, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e de Habitação.

18 de outubro – Secretarias de Gestão de Pessoas, de Comunicação e, ainda, Setor de Compras da Secretaria de Administração.

19 de outubro – Demais setores da Secretaria de Administração.

+ Acessados

Veja Também