Programa Saúde na Escola recebe adesão de 139 municípios em Mato Grosso

Programa Saúde na Escola recebe adesão de 139 municípios em Mato Grosso
Programa Saúde na Escola em ação. - Foto por: SECOM/MT

Programa Saúde na Escola recebe adesão de 139 municípios em Mato Grosso

A adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) alcançou 98% dos municípios mato-grossenses. Ao todo, 139 cidades farão parte do programa no ciclo 2019/2020, o que representa um recorde histórico para Mato Grosso. Em todo o país, a média de adesão foi de 95%.

O grande número de escolas e estudantes que serão beneficiados com ações preventivas de saúde é motivo de comemoração para a Secretaria de Estado de Saúde, que trabalhou na mobilização dos municípios.

“Os municípios mato-grossenses demonstraram, mais uma vez, grande compromisso e empenho em oferecer qualidade de vida e saúde aos estudantes mato-grossenses”, destacou um dos representantes da SES-MT no PSE, Milton Fleury.

Com o resultado alcançado, 1.553 escolas serão contempladas, o que representa 461.070 alunos de escolas públicas e mais 46.234 alunos de 401 creches públicas beneficiados.

No ciclo 2017/2018, 136 municípios aderiram ao programa, que investiu mais de R$ 3 milhões em 357.361 alunos de 1.253 escolas públicas e 34.526  alunos de 324 creches municipais e estaduais.

De acordo com Fleury, para dar suporte em todo o processo, a SES-MT mantém uma equipe em apoio técnico aos municípios – sendo dois técnicos no nível central, que representam a Secretaria de Estado no Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE), além de um técnico para cada Escritório Regional de Saúde (ERS), totalizando 16 profissionais que atuam como Coordenadores Regionais do Programa Saúde na Escola.

Ações preventivas

Os alunos de escolas e creches públicas vão receber atendimento em diversas áreas da saúde preventiva. Equipes de profissionais da Saúde da Família vão até as escolas desenvolver ações de combate ao Aedes Aegypti; Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação e atualização da situação vacinal; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids; a Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

+ Acessados

Veja Também