Profissionais de saúde do município participam de capacitação sobre hanseníase

Profissionais de saúde do município participam de capacitação sobre hanseníase
Assessoria

Profissionais de saúde do município participam de capacitação sobre hanseníase

Começam nesta terça-feira (21) as palestras de capacitação sobre hanseníase para os agentes comunitários de saúde, acadêmicos Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também os enfermeiros da rede municipal de saúde.

O primeiro encontro vai acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com parte dos agentes comunitários.

De acordo com a gerente do departamento de Ações Programáticas do município, Mariuva Valentim Chaves, há algumas décadas a hanseníase tem sido considerada um problema de saúde pública em Rondonópolis, por conta do grande número de casos diagnosticados.

A confirmação desses casos tem motivado uma atenção especial do serviço de saúde pública com o desenvolvimento de ações voltadas para o controle da doença.

A sensibilização dos profissionais da saúde sobre a doença é uma das ações, visto que somente ano passado foram notificados 96 casos novos da doença, e neste ano até o momento foram 54 casos notificados, que se encontram em tratamento nas unidades do município.

Os profissionais vão conhecer um sobre como está a presença da hanseníase no Brasil e mundo, a história da hanseníase, informações sobre diagnóstico, tratamento, prevenção, reabilitação e também sobre a Reabilitação baseada em comunidade – CBR, tudo sobre a explanação do enfermeiro Manfred Robert Göbel, da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (DAHW).

Nesta terça, a capacitação acontece das 13:30 às 17 horas e na quarta-feira (22) das 7:30 às 11 horas também com agentes comunitários de saúde no auditório da SMS, das 13:30 às 17 horas no auditório da UFMT com alunos dos cursos de biologia, enfermagem e medicina.

A programação encerra na quinta-feira (23), das 7:30 às 11 horas para os enfermeiros no auditório da SMS.

+ Acessados

Veja Também