Profissionais da saúde podem verificar condições dos aparelhos de aferir pressão

Redação PH

Redação PH

profissionais da saúde podem verificar condições dos aparelhos de aferir pressão

Profissionais da saúde podem verificar condições dos aparelhos de aferir pressão

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem-MT) disponibilizará o serviço de verificação do esfigmomanômetro, durante a Caravana da Transformação, em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá). Trata-se do aparelho de aferir pressão, que pode apresentar problemas após 200 aferições, uma queda ou mesmo com o manuseio diário. O Ipem é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

Esta é uma oportunidade para os profissionais que atuam na rede pública, nos Programas de Saúde da Família (PSF), buscarem o serviço, que é ofertado gratuitamente no estande da Sedec, nesta sexta-feira (04.08).

“Quando regulados, estão no ponto zero, e fora desse padrão podem afetar a saúde do cidadão. Ou seja, caso uma pessoa for atendida com um equipamento desregulado, terá um diagnóstico errado e, consequentemente, uma prescrição médica que não é real”, explicou o diretor de fiscalização de instrumentos do Ipem-MT, Rogério Ponce.

Os interessados devem procurar a equipe do Ipem e sanar as dúvidas. Não se trata de consertos de aparelhos, mas apenas verificação do instrumento, cuja competência é do Inmetro, que em Mato Grosso é representado pelo Ipem-MT. Esta checagem deve ser feita obrigatoriamente uma vez por ano.

Para se ter uma ideia, na última edição da Caravana, realizada em Alta Floresta, dos 11 esfigmomanômetros verificados, nove estavam com problemas e foram devidamente ajustados pela equipe técnica do Ipem. Muitos dos atendidos não sabiam a necessidade da verificação, pois acreditavam que o aparelho, desde que fosse comprado em farmácias, estava pronto para o uso. Os participantes foram advertidos de que após 200 ensaios (aferições) convém fazer a verificação.

O Ipem realiza o trabalho quando solicitado pelas prefeituras, atendendo todos os PSFs, com um custo para a gestão municipal. O serviço particular também tem um preço aproximado de R$ 40,00. No entanto, na Caravana da Transformação o serviço é gratuito.

Na oportunidade, também serão disponibilizadas informações sobre a verificação de outros instrumentos, como radar e etilômetro. O Ipem também vai orientar os cidadãos sobre diversos serviços, entre eles, produtos certificados e regulamentados, metrologia e acidentes de consumo com produtos e registro de acidentes no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) e da fiscalização de instrumentos de pesos e medidas.

O Ipem estará no espaço da Sedec, que contempla, ainda, a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), a Desenvolve MT e a Secretaria Adjunta de Turismo, com os respectivos representantes.

+ Acessados

Veja Também