Produção industrial tem melhor semestre desde 2013

Redação PH

Redação PH

produção industrial tem melhor semestre desde 2013

Produção industrial tem melhor semestre desde 2013

No primeiro semestre de 2017, aprodução industrial nacional mostrou acréscimo de 0,5%, com resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas. Esse foi o melhor resultado semestral desde 2013, quando a variação acumulada no ano ficou em 3%.

Entre as atividades que exerceram influência positiva no resultado estão veículos automotores, reboques e carrocerias (11,7%) e indústrias extrativas (6,0%). Os dados constam daPesquisa Industrial Mensal (PIM-PF)do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Outras contribuições relevantes foram equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (18,6%), de metalurgia (3,6%), de confecção de artigos do vestuário e acessórios (5,1%) e de máquinas e equipamentos (2,4%). Por outro lado, entre as treze atividades que apontaram redução na produção, destacaram-se os produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-7,6%) e produtos alimentícios (-2,2%).

Entre as grandes categorias econômicas, o perfil dos resultados para os seis primeiros meses de 2017 mostrou maior dinamismo para bens de consumo duráveis (10%) e bens de capital (2,9%). Por outro lado, os setores produtores de bens de consumo semi e não duráveis (-1,2%) e de bens intermediários (-0,1%) assinalaram as taxas negativas no índice acumulado de 2017.

Resultado mensal

Em junho de 2017, a produção industrial nacional mostrou variação nula (0,0%) frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após dois meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou ganho de 2,5%.

Na comparação com junho de 2016, o total da indústria apontou expansão de 0,5%, segundo resultado positivo consecutivo, mas menos intenso do que o verificado no mês anterior (4,1%).

A taxa anualizada indica acumulado nos últimos doze meses, com o recuo de 1,9% em junho de 2017, prosseguiu com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016 (-9,7%).

+ Acessados

Veja Também