Procon intensifica fiscalização em ônibus e vans e encontra irregularidades

Redação PH

Redação PH

procon intensifica fiscalização em ônibus e vans e encontra irregularidades

Procon intensifica fiscalização em ônibus e vans e encontra irregularidades

Mais de 50 veículos foram fiscalizados pela equipe do Procon durante a operação ‘Boa Viagem’ realizada nesta quarta-feira (27) na BR-364, em Rondonópolis. As abordagens foram feitas nos ônibus e vans das linhas intermunicipais e interestaduais junto ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o coordenador do Procon, Juca Lemos, a operação tem como objetivo coibir o transporte de crianças e adolescentes sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, além de fiscalizar as condições de trafegabilidade dos veículos e demais aplicações de leis que garantem direitos aos consumidores como poltronas com cinto de segurança, fornecimento de água, ar condicionado em funcionamento, extintores de incêndio no prazo de validade, banheiros em condições de uso, poltronas conservadas, painel informando o destino da viagem, higiene e gratuidade das passagens para idosos e aposentados.
O coordenador explica que durante as abordagens várias irregularidades foram encontradas nos veículos. Em alguns casos as águas estavam sendo fornecidas quentes para os clientes e os banheiros estavam sem condições de uso. Outro ponto encontrado durante as abordagens foi à falta de passagens gratuitas para aposentados e deficientes físicos.
Ainda conforme Juca, na operação, também foram identificados casos em que houve a devolução de dinheiro para um deficiente que pagou pela passagem.
Durante os procedimentos de fiscalização, dois irmãos, menores de idade, foram abordados pela equipe do Conselho Tutelar. Eles estavam viajando sem o acompanhamento de um adulto.
Toda operação foi realizada em parceria com os representantes do Conselho do Idoso, PRF, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência, Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Lions Clube e OAB.

+ Acessados

Veja Também