Principais fabricantes deixam de lançar modelos de TV 3D em 2017

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Principais fabricantes deixam de lançar modelos de TV 3D em 2017

Os televisores 3D sofriam há alguns anos, mas 2017 promete acabar de vez com modelos com o recurso. De acordo com o site CNET, os dois últimos grandes fabricantes de modelos de TVs 3D, LG e Sony, vão parar de dar suporte à função.

Eles se juntam à coreana Samsung, que abandonou o 3D em seus televisores em 2016, à americana Vizio, que deixou de fabricar em 2013, e a uma série de empresas menores, que não anunciaram qualquer modelo novo na CES 2017.

As TVs 3D começaram a chegar ao mercado por volta de 2010, após o estrondoso sucesso de "Avatar" nos cinemas. No entanto, a tecnologia não empolgou a maior parte do público e das redes de transmissão.

"A função 3D nunca foi universalmente aceita de verdade na indústria para uso doméstico, e não é um fator chave na hora de comprar uma TV", afirma o diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG, Tim Alessi, ao CNET.

"Pesquisas de processo de compra mostraram que não é uma consideração principal de compra, e informações informais indicam que seu uso não é alto", explica. Segundo ele, a decisão foi tomada para se concentrar em novas funções, como o HDR, "que têm maior apelo universal".

De acordo com a empresa de pesquisas NPD Group, a venda de aparelhos domésticos de 3D sofreu queda anual todo ano desde 2012, e a venda de TVs 3D representa apenas 8% da renda de venda de aparelhos em 2016. Em 2015, o número era de 16%.

Mesmo que o mercado aponte o desinteresse do público, há quem discorde. Um abaixo-assinado na internet pede que a LG ressuscite o 3D em um modelo de Oled para 2018. A campanha já conta com mais de 4.620 assinaturas, do seu objetivo de 5 mil.

Segundo o texto do abaixo-assinado, "existem centenas (senão milhares) de nós ao redor do mundo com grandes coleções de blu-rays 3D que pagaram literalmente milhares de dólares/libras/euros por esses discos". "Nao queremos perder acesso a eles quando nossos Oleds de 2016 quebrarem."

+ Acessados

Veja Também