Primeira-dama incentivará a expansão de projetos sociais com enfoque esportivo para todo Estado

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) inaugurou na noite desta sexta-feira um novo espaço para viabilizar a inclusão de mais jovens no projeto Judô Bope

Primeira-dama incentivará a expansão de projetos sociais com enfoque esportivo para todo Estado
Caroline de Vita/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, prestigiou nesta sexta-feira (08.02) a inauguração de um novo espaço para realização das aulas marciais do projeto social Judô Bope, de iniciativa da Polícia Militar de Mato Grosso.

Considerado um dos maiores projetos sociais da Polícia Militar de Mato Grosso, o incentivo às práticas esportivas como forma de inclusão social deverá ser ampliado pela atual gestão, abrangendo também outras modalidades e regiões do Estado, com o incentivo da primeira-dama Virginia Mendes.

Na oportunidade, a primeira-dama conversou com alunos, pais, professores e militares, enaltecendo o projeto e adiantando seu interesse de possibilitar que mais crianças sejam atendidas em outras localidades do Estado.

“Todas as práticas esportivas, em especial as incentivadas desde a infância são transformadoras. Precisamos ocupar nossas crianças e adolescentes com os estudos e práticas do bem, que repassam conhecimentos e valores que serão seguidos pela vida toda”, destacou Virginia Mendes.

Para o governador Mauro Mendes, as parcerias, a exemplo da firmada entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar, são de suma importância, para assegurar que essa nova geração receba toda atenção do poder público, tanto na formação didática como de valores éticos e morais.

“O esporte, sem sombra de dúvidas, é um grande instrumento para formação da nossa juventude e deve ser incentivado de todas as formas. Projetos como o Judô Bope devem ser estimulados em todo estado. Hoje temos as escolas Militares que estão sendo ampliadas, da mesma forma buscaremos expandir os projetos de sucesso para que mais crianças sejam beneficiadas”, adiantou o governador de Mato Grosso.

Também participaram da solenidade de inauguração do novo espaço para treinamento, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e sua esposa Monica Carvalho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José Assis, os deputados estaduais Silvio Fávaro e Elizeu Nascimento, entre outras autoridades.

Judô Bope

Realizado há oito anos, o projeto Judô Bope atende atualmente 350 crianças. Com a inauguração do novo Dojô – espaço voltado à realização de artes marciais -, a expectativa é de que mais  crianças com idade entre quatro e oito anos sejam beneficiadas. As inscrições poderão ser feitas na sede do Bope, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 5088, bairro Centro América, Cuiabá.

Além de parceria com outros poderes, o projeto conta com o trabalho de voluntários. É possível ser um “Amigo do Judô Bope-MT” e contribuir com o projeto social. O primeiro passo é marcar uma visita, em dia e horário de treinos para conhecer sua estrutura.

A empresária Jéssica Aparecida dos Santos, que tem dois filhos que frequentam o projeto, Norio, 6, e Nícolas, 4, disse que o esporte e os ensinamentos recebidos fora do tatame vem fazendo toda diferença na vida dos filhos e nas relações deles com a família e outras crianças.

Conforme a mãe, os filhos se tornaram mais disciplinados e responsáveis com as atividades escolares e qualquer tarefa que recebem. O mais velho, Norio, que está há quase dois anos no projeto, conta Jéssica, era um tanto individualista, mas no ‘Judô Bope’ apreendeu que precisa dividir, compartilhar.

“Na verdade, as aulas vão muito além das técnicas de luta, os alunos apreendem ensinamentos de vida, cidadania. E tudo lá é muito organizado, sem contar que os policiais são atenciosos e estão sempre preocupados com a segurança das crianças”, completou Jéssica.