Pressionada, Argentina encara Uruguai

Redação PH

Redação PH

Pressionada, Argentina encara Uruguai

Uma Argentina questionada e um Uruguai pouco convincente duelam nesta terça-feira em La Serena, num clássico de muita pressão para Lionel Messi e companhia. A seleção alviceleste estreou com um decepcionante empate na primeira partida da Copa América do Chile-2015.

O clássico do Rio da Prata será disputado a partir das 20h30 (horário de Brasília) no estádio La Portada, pelo Grupo B da competição continental. Essa chave conta também com Jamaica e Paraguai, que no sábado surpreendeu a todos ao empatar em 2 a 2 com os argentinos.

O Uruguai, sem sua estrela Luis Suárez, fora da Copa América pela mordida no italiano Chiellini na Copa do Mundo do Brasil-2014, deu início à defesa do título continental com uma vitória suada contra os jamaicanos por 1 a 0, que permite encarar a partida contra a Argentina com certa vantagem.

Para a Argentina do técnico Gerardo Martino, a margem de erro é mais estreita e os fantasmas de 22 anos sem títulos expressivos começam a assombrar a alviceleste.

Técnico Gerardo Martino aparenta preocupado em coletiva
Juan Mabromata/AFP

A Argentina é uma das favoritas a vencer a Copa América do Chile-2015, mas isso de pouco adiantou na estreia, obrigando a equipe agora a derrotar o Uruguai, um de seus adversários de maior rivalidade.

Juntas, as duas seleções somam 29 títulos de Copa América, 15 para o Uruguai e 14 para os argentinos.

Argentina pode ter mudanças na escalação

Será que Martino repetirá a equipe titular ou promoverá mudanças contra o time de Óscar Tabárez? A Argentina sofreu muito no segundo tempo contra o Paraguai e o técnico poderia optar por dar mais equilíbrio ao meio de campo com a entrada do volante Lucas Biglia.

No ataque, a abundância de opções na hora de escolher os companheiros de Messi parece atrapalhar mais do que ajudar Martino.

Com três atacantes considerados entre os melhores do mundo como Agüero, Higuaín e Tevez e um quarto, Lavezzi, que foi titular em alguns jogos da Copa do Mundo no Brasil, Martino tem à disposição muita qualidade para poucas vagas disponíveis. Um problema de rico que virou dor de cabeça para o ex-treinador do Barça.

Pelo menos por enquanto, Agüero, autor do primeiro gol argentino contra o Paraguai, deve mantar a titularidade ao lado de Messi.

Uruguai venceu, mas não convenceu

Já o Uruguai conseguiu quebrar uma sequência negativa de três estreias sem vitória na Copa América, mas ficou longe de apresentar um bom futebol, como admitiu o próprio Tabárez.

"Não estou muito satisfeito com o que fizemos, porque acho que podemos fazer melhor", lamentou.

Tabárez terá que corrigir os problemas no meio de campo da equipe, que encontrou muita dificuldade para alimentar os atacantes Edinson Cavani e Diego Rolán, apagados na partida contra os 'Reggae Boys' da Jamaica, supostamente a seleção mais fraca da Copa América.

Apesar dos ajustes a serem feitos, o fato é que num clássico Argentina-Uruguai muitas vezes o esquema tático fica em segundo plano, atrás da correria, da raça e da vontade que ambas as equipes sempre demonstram em campo.

"A Argentina é um adversário que sempre queremos derrotar", avisou Álvaro González, que começou no banco de reserva na estreia e poderá ser titular contra a 'Alviceleste'. A vitória contra o rival valerá a vaga nas quartas de final para os uruguaios.

Paraguai é favorito contra Jamaica

Antes do duelo estelar entre Argentina e Uruguai, Paraguai e Jamaica abrirão a segunda rodada do Grupo B em Antofagasta.

Sem grandes pretensões na competição, os jamaicanos entrarão em campo na base do 'tudo ou nada' contra um Paraguai que renasceu das cinzas ao buscar o empate contra a poderosa Argentina, após sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo.

A equipe paraguaia, lanterninha das eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil, mostrou que recuperou a confiança, mas sabe que não pode repetir a atuação do primeiro tempo contra a Argentina, quando foi completamente dominada.

Provável dupla de ataque paraguaia, Santa Cruz e Valdez
Andres Stapff/Reuters

Para evitar que isso aconteça, o técnico Ramón Díaz promoverá a entrada no meio de campo de Derlis González, jogador do Basel, da Suíça. No ataque, Lucas Barrios, autor do gol de empate nos minutos finais, poderá tomar a titularidade do veterano Roque Santa Cruz, muito apagado na estreia.

Prováveis escalações de Argentina e Uruguai

Argentina: Romero; Roncaglia (Zabaleta), Garay, Otamendi e Rojo; Banega, Mascherano, Di María e Pastore (Biglia); Messi e Agüero. Técnico: Gerardo Martino.

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Giménez, Godín e Álvaro Pereira; Sánchez, Lodeiro, Arévalo Ríos e Cristian Rodríguez; Cavani e Rolán. Técnico: Óscar Tabárez.

Prováveis escalações de Paraguai e Jamaica:

Paraguai: Silva; Marcos Cáceres, Paulo Da Silva, Aguilar e Samudio; Benítez, Víctor Cáceres, Ortigoza e González; Haedo Valdez e Roque Santa Cruz (Lucas Barrios). Técnico: Ramón Díaz.

Jamaica: Kerr; Hector, Morgan, Lawrence e Mariappa; Austin, McAnuff, McCleary e Laing; Barnes e Mattocks (Brown).Técnico: Winfried Schäfer.

+ Acessados

Veja Também