Presidentes de Sindicatos Rurais da região Oeste de MT se reúnem com governador

Redação PH

Redação PH

Presidentes de Sindicatos Rurais da região Oeste de MT se reúnem com governador

Presidentes dos Sindicatos Rurais de Cáceres, Porto Estrela, Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Araputanga estiveram reunidos na quarta-feira (22.07) com o governador do Estado, Pedro Taques, para discutir as principais demandas da região Oeste de Mato Grosso. A reunião foi intermediada pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

“A região Oeste é muito importante para o estado de Mato Grosso, mas infelizmente os municípios que estão localizados nesta região têm sofrido um pouco mais que os demais, principalmente em função do fechamento de alguns frigoríficos e em por estarem localizados na faixa de fronteira”, explicou Prado.

Dentre as principais demandas apresentadas ao governador, está a reestruturação do Comitê de Fronteira. “Sabemos que a nossa região é delicada e precisa de um cuidado especial. Solicitamos a reestruturação do Comitê e também pedimos que nós da sociedade organizada tenha uma cadeira para poder discutir os interesses da região junto ao Estado. O governador prontamente atendeu ao nosso pedido e garantiu que a sociedade estará representada no Comitê”, comentou o Vice-presidente da Região III da Famato e presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado.

A segurança pública na região também é outra preocupação dos produtores rurais. “Infelizmente os roubos às propriedades rurais na nossa região ainda são constantes. Essa situação tem causado diversos problemas, até os seguros de maquinários agrícolas e veículos estão bem mais caros se comparado a outras regiões de Mato Grosso”, contou o presidente do Sindicato Rural de Araputanga, Luiz Carlos de Oliveira.

O presidente do Sindicato Rural de Porto Estrela, Rui Faria, lembrou que a região também precisa de mais investimentos em infraestrutura. “A situação da MT-343, rodovia que interliga os municípios de Porto Estrela, Barra do Bugres e Cáceres está bem complicada. Dos 145 quilômetros, apenas 25 quilômetros estão asfaltados, as condições da estrada, principalmente em época de chuvas, dificulta o transporte da produção e do gado, além de causar transtornos para a população da região”.

A sanidade vegetal e animal na faixa de fronteira, as melhorias que precisam ser feitas nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso (Indea/MT) e a situação econômica da região, agravada pelo fechamento de frigoríficos, também foram discutidas durante o encontro.

O governador Pedro Taques ouviu prontamente todas as demandas e se comprometeu a analisar cada uma. “Conhecemos todas essas dificuldades que a região enfrenta. Estamos aos poucos resolvendo cada uma delas. Na questão de segurança, por exemplo, o número de policiais militares está sendo reforçado e estamos entregando novos carros para que a polícia ofereça mais segurança. Também estamos conversando com os sindicatos dos frigoríficos para encontrar soluções que evitem o fechamento de outras plantas. Sabemos da importância da MT-343, mas para este ano não temos recursos para terminar a pavimentação da estrada. Estamos tentando para o ano que vem”, disse o governador.

O Secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Cáceres, Márcio Lacerda, de Barra do Bugres, Cidimar Sansão, de Mirassol D’Oeste, Francisco Ferreira da Silva, de Vila Bela da Santíssima Trindade, José Antônio Mazeto, de Comodoro, Paulo Cézar Domingues, e o vice-presidente do Sindicato rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite também participaram da reunião.

+ Acessados

Veja Também