Presidente do TCE emociona presentes em solenidade com depoimento sobre mães guerreiras

0
Servidoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso comemoram e são homenageadas pelo Dia das Mães
As mães guerreiras, que criam filhos, cuidam de casas e trabalham para suprir as necessidades da família, tendo ou não a contribuição de seus cônjuges, foram homenageadas em emocionado e espontâneo discurso pelo conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Gonçalo Domingos de Campos Neto, na abertura das comemorações alusivas ao Dia das Mães no TCE-MT, nesta quinta-feira, 10/5.
O conselheiro citou o exemplo de sua mãe Nilda Godoy de Campos, uma professora que dava aula com o filho no colo, para ilustrar o exemplo de “mãe guerreira”.
Gonçalo Domingos de Campos Neto
Conselheiro Presidente

“As pessoas me cumprimentam e dizem que a minha mãe dava aula comigo nos braços. Lembram que quando meu pai Ary viajava, era Dona Nilda que me levava para a escola, quem me tomava as lições e me guiava no cotidiano. Então, muito de minha carreira e do que sou devo à minha minha”, testemunhou o presidente, para mais de 150 mães que trabalham no TCE e se reuniram no auditório da Escola Superior de Contas, onde foi realizado um culto ecumênico, parte de uma programação com diversas atividades festivas a elas.

Domingos Neto emocionou os presentes pela simplicidade e leveza do testemunho. Para a 3º Sargento PM Filene Carvalho, essa foi uma das mais belas e emocionantes solenidades realizadas pelo TCE desde que ela serve no Setor de Segurança da instituição, há 13 anos. “É uma linda iniciativa, ser reconhecida como servidora, como mãe e como mulher”. Segundo ela, ser mãe de um menino de dois anos e 8 meses e conciliar a carreira militar é desafiador às vezes. “Eu sou muito mais cautelosa, penso no meu filho o tempo todo”, pontuou.
A auditora Rita Maria, da 3ª relatoria, destacou que é muito gratificante o reconhecimento institucional às servidoras que são mães. “Essa função na vida pessoal, de ser mãe, nos exige muito. Procuramos doar tudo o que temos aos nossos filhos. Então quando recebemos esse olhar de gratidão e reconhecimento, sentimos que tudo valeu a pena”, afirmou a mãe da Raíssa e do Rafael. “O TCE, que muitas vezes é uma grande mãe pra gente, está de parabéns!”, completou.
Programação
A celebração do Dia das Mães foi organizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), unidade ligada à Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas. Contou com uma feira para a compra de presentes às mães; e um momento beleza com manicure e pedicure, design de sobrancelha, limpeza de pele, massagem relaxante e reflexologia. Tudo acontecendo entre os dias 09 e 10 de maio, no Espaço Cultural Liu Arruda.
Conforme explicou a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi, todas as ações e os esforços em realizar eventos como este consistem na valorização e reconhecimento dos servidores em sua inteira humanidade. E isto é uma das prioridades do TCE em seu Planejamento Estratégico.