Presidente da Tesla diz ter aprovação verbal para transportar passageiros em cápsulas

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Presidente da Tesla diz ter aprovação verbal para transportar passageiros em cápsulas

O presidente da Tesla Motors, Elon Musk, anunciou que recebeu "permissão verbal" do governo dos Estados Unidos para dar o primeiro passo na construção de um sistema de transporte de passageiros em cápsulas.

"Ainda temos muito trabalho até a autorização formal, mas estou otimista de que vai acontecer rapidamente", escreveu em sua conta no Twitter. Ele pediu que os simpatizantes da iniciativa declarem seu apoio a seus representantes políticos nas esferas estaduais e federal.

O chamado Hyperloop, que é um negócio comandado por Musk à parte da montadora Tesla, prevê que as pessoas sejam levadas em um veículo com velocidade quase supersônica dentro de túneis.

Musk afirmou ter recebido autorização para a construção do transporte entre as cidades de Nova York, Filadélfia, Baltmore e Washington.

Segundo ele, será possível ir de NY à capital dos EUA em 29 minutos. As duas cidades estão a 328 km de distância uma da outra. De avião, demora 1h30.

"(esse tempo corresponde a) Ida do centro de uma cidade à outra. Ainda haverá diversas saídas dentro dessas cidades", detalhou. Musk não disse quando começará a construção, já que ainda depende de autorização formal dos governos.

Teste

No último dia 13, Musk anunciou a realização do primeiro teste integral "bem-sucedido" do seu sistema de transporte. O projeto é coordenado pelo fundador da companhia de carros elétricos Tesla, Elon Musk.

O conceito consiste em transportar passageiros em cápsulas sustentadas no ar por ímãs através de um tubo de baixa pressão e a uma velocidade que poderia chegar a 1.200 km/h.

O teste foi realizado em maio na pista de desenvolvimento da empresa no deserto de Nevada, perto de Las Vegas, e envolveu um veículo circulando acima das vias por pouco mais de 5 segundos utilizando levitação magnética, informou a companhia.

O veículo de teste acelerou a 112 km/h, e o próximo objetivo é elevar a velocidade até 400 km/h, disse a Hyperloop One em um comunicado.

+ Acessados

Veja Também