Prefeitura encaminha projetos de lei de convênio para funcionamento da Unemat na cidade

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Prefeitura encaminha projetos de lei de convênio para funcionamento da Unemat na cidade

A Prefeitura de Rondonópolis encaminha para a apreciação do Poder Legislativo em sessão ordinária desta quarta-feira (28), três projetos de lei de celebração de convênio entre Município e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para o devido funcionamento dos cursos de Ciências da Computação e Letras no segundo semestre letivo de 2017 e para o curso de Direito com início em 2018.

Para os cursos de Ciências da Computação e Letras, a contrapartida da Prefeitura visa a execução dos planos pedagógicos. Segundo a secretária municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro, o município arcará com os custos de transporte dos professores, gastos com material de expediente e com a compra do acervo didático, além da compra de alguns equipamentos necessários aos cursos. Os repasses do município à Unemat serão feitos em 84 parcelas.

Já, o terceiro projeto de lei tem por objetivo a implantação do curso de Direito em Rondonópolis em 2018. De acordo com a secretária, serão ofertadas 100 vagas para o curso no próximo ano. O valor do convênio é de R$ 1,2 milhão, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado Estadual Sebastião Rezende.

Carmem ainda destaca que está sendo discutido com a reitoria da Unemat a implantação do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Rondonópolis. “Há uma vontade de que o curso de Comunicação Social também seja disponibilizado na cidade e já há conversas neste sentido”, afirma.

As contrapartidas do município fazem parte de um trabalho da administração municipal em buscar ofertar um número maior de vagas no ensino superior público em Rondonópolis. “A gestão do prefeito José Carlos do Pátio tem a preocupação que aqueles que não têm condição de pagar uma universidade particular acessem o ensino superior e novas vagas no ensino público ampliam essa possibilidade”, explica.

Para a secretária, nesta quarta, com a apreciação dos projetos de lei na Câmara Municipal, se dá mais um passo para a consolidação da Unemat em Rondonópolis. “Temos que agradecer o empenho de todos que lutaram para que a Unemat fosse implantada na cidade, como o movimento Pró-Unemat, deputados e vereadores”, destaca Carmem.

Cursos e vagas

Estão abertas 40 vagas para o curso de Ciências da Computação e outras 40 para o curso de Letras, cujas aulas terão início no segundo semestre deste ano e ministradas no prédio do Secitec.

Para 2018, serão abertas mais 100 vagas para o curso de Direito.

+ Acessados

Veja Também