Prefeitura, Conselho Tutelar e Crás realizam Campanha contra Exploração Sexual Infantil

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Prefeitura, Conselho Tutelar e Crás realizam Campanha contra Exploração Sexual Infantil

O “CRAS” Centro de Referencia de Assistente Social e Conselho Tutelar de Alto Garças estiveram realizando durante toda a semana, palestras para os alunos da rede municipal e estadual. As palestras relembram o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Criança e Adolescentes que é dia (18/05).

A Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criada para elucidar o dia 18 de maio, que foi instituído pela Lei Federal Nº 9970 de 17 de maio de 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida para lembrar um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, ocorrido em 1973, em Vitória-ES. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. O abuso Sexual envolve contato Sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa.

As crianças pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem se psicológica ou socialmente dependente do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a Exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual. As denuncias segundo o Conselho Tutelar devem ser feitas através de disque 100, Conselho Tutelar, CRAS e CDMA. As palestras sobre exploração Sexual contaram com presenças das conselheiras, polícia civil, juiz do poder judiciário entre outros. Contaram ainda com o apoio da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Prefeitura Municipal.

Para conscientizar toda a sociedade sobre o problema que atinge cada vez mais crianças e adolescentes, será realizada ainda uma caminhada na Avenida Sete de Setembro no dia 18 (Quinta Feira) da sede do conselho até a praça central, alertando sobre a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É grande o número de crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual e, na maioria dos casos os agressores são pessoas da própria família, já que a criança tem contato maior e confiança no indivíduo. “A denúncia é fundamental e o único meio de ajudar a criança, livrando-a de futuros traumas maiores, tanto físicos quanto psicológicos”.

+ Acessados

Veja Também