Prefeitos e vereadores apresentam demandas do interior do estado

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Prefeitos e vereadores apresentam demandas do interior do estado

Prefeitos e vereadores de Dom Aquino, Aripuanã, Juara, Alta Floresta e Rosário Oeste participaram de audiências com o governador Pedro Taques, nesta sexta-feira (10.02). Infraestrutura para estradas e pontes, educação, saúde e Caravana da Transformação foram os principais assuntos abordados.

Um deles foi o prefeito de Rosário Oeste (a 110 km da capital), João Balbino, que apresentou o pedido de 13 salas de aula para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo o chefe do executivo municipal, o apoio servirá para acomodar melhor os alunos do Estado, e também para receber a demanda de alunos do meio rural.

Mais recursos para a saúde do município também esteve entre as pautas. “Há uma demanda muito grande, Rosário é uma cidade polo, para todos os acidentes que acontecem só temos aquele hospital regional filantrópico, então acaba sendo referência”, explica.

Dom Aquino

De Dom Aquino, o prefeito Josair Jeremias Lopes apresentou ao governador solicitação de casas populares para atender um grupo de moradores que precisam ser retirados de uma área de risco do município, às margens do Rio Mutum. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado de Cidade (Secid).

Para oferecer mais pontos de lazer e atividades físicas aos moradores, Lopes também solicitou ajuda para revitalizar a principal praça da cidade. A demanda será viabilizada pelo Governo do Estado, sendo metade por meio de emenda parlamentar do deputado licenciado Max Russi e a outra metade via Secid.

Aripuanã

Infraestrutura em rodovias e pavimentação urbana foram os principais assuntos debatidos entre o governador Pedro Taques e o prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho. Conforme destacou o governador, o município recebeu nos últimos dois anos R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e 175 mil litros de óleo diesel para manutenção de estradas.

O gestor municipal reivindica a pavimentação da MT-208, que ainda não compõe o programa Pró-Estradas. Na ocasião, Taques conversou por telefone com o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, e conseguiu uma audiência entre ele e o prefeito para debater o assunto.

Ainda segundo Taques, a região de Aripuanã será beneficiada com o Pró-Mineração, que deve ser lançado em breve pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Alta Floresta

Quem também esteve reunido com o governador nesta sexta-feira foi o vereador de Alta Floresta Oslen Dias dos Santos, mais conhecido como Tuti, junto ao deputado estadual Ondonir Bortolini. Entre os pedidos, o vereador solicitou: reformas de pontes de madeira de 100 e 120 metros de comprimento em rodovias estaduais que cortam a região; reforma de duas escolas estaduais da cidade; e uma edição da Caravana da Transformação.

Quanto à Caravana, garantiu o governador, “a população de Alta Floresta pode aguardar, porque o município será beneficiado com ‘governo sobre rodas’ ainda este ano”. As demais demandas foram repassadas às respectivas pastas a fim de serem estudadas.

“Trouxemos vários ofícios, o governador nos atendeu muito bem e fez um compromisso com a gente: de que a Caravana da Transformação tem data marcada para Alta Floresta. Fora isso, trouxemos projetos de asfalto e de incentivo a cooperativas”, afirmou o vereador.

Juara

Pedro Taques recebeu ainda a prefeita de Juara, Luciane Bezerra, que procurou o chefe do Executivo estadual a fim de pleitear recursos via emenda parlamentar para realização de obras na principal via da cidade, a Avenida Rio Arinos. O governador se comprometeu a avaliar a demanda do município.

“Importante destacar que, de 2015 até hoje, o município de Juara recebeu R$ 16 milhões em emendas parlamentares. Emendas estas destinadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão. Vamos analisar essa solicitação juntamente com nossa equipe, porque o Governo de Mato Grosso é parceiro dos municípios para levar investimentos a todas as regiões do Estado”.

+ Acessados

Veja Também