Prefeito eleito de Cuiabá se reúne com presidente do TCE para tratar do PDI

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Prefeito eleito de Cuiabá se reúne com presidente do TCE para tratar do PDI

Participante do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) desde 2012, a Prefeitura de Cuiabá pretende aprofundar, a partir de janeiro de 2017, a utilização das ferramentas de Planejamento Estratégico oferecidas pelo programa desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. A decisão foi comunicada pelo prefeito eleito da capital, Emanuel Pinheiro, ao presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, durante audiência realizada na tarde de segunda-feira (12.12), na sede da Corte de Contas.

Acompanhado por assessores, o prefeito eleito de Cuiabá trocou informações com o conselheiro Antonio Joaquim e pediu apoio do Tribunal para ampliar as ações de Planejamento Estratégico. Emanuel Pinheiro revelou que irá designar um secretário para coordenar as ações propostas no PDI e no Planejamento Estratégico.

Segundo Emanuel Pinheiro, o PDI e o Planejamento Estratégico serão peças-chaves na execução de seu plano de governo. “Vamos integrar nosso Plano de Governo, apresentado à sociedade cuiabana durante a campanha, ao PDI. Nós compreendemos que o Planejamento Estratégico é fundamental para agregar qualidade à gestão pública, melhorar a eficiência dos serviços prestados à população pela municipalidade e assegurar a transparência e o controle na aplicação dos recursos e para a manutenção do equilíbrio fiscal. O Tribunal de Contas será um grande parceiro em nossa administração”, salientou.

O presidente do Tribunal de Contas disse que a prefeitura cuiabana receberá todo o suporte necessário da instituição para avançar na implantação do PDI e do Planejamento Estratégico Integrado em todas as suas secretarias. O conselheiro Antonio Joaquim colocou a equipe da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) do TCE-MT à disposição para orientar o trabalho dos técnicos do município, que passarão a trabalhar no programa a partir de janeiro.

Com o objetivo de introduzir na administração pública de Mato Grosso a cultura do planejamento e garantir a melhoria dos serviços públicos, o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI vem sendo aprimorado desde que foi criado pelo TCE-MT. Coordenado pela SAUG, o PDI conta atualmente com 39 municípios adesos.

No último levantamento sobre o desempenho dos participantes no cumprimento das metas de implantação do PDI, a Prefeitura de Cuiabá ficou entre os 10 municípios que mais avançaram. No entanto, ficou aquém de municípios menores como Tangará da Serra, Sinop e Campo Verde, por exemplo.

O QUE É O PDI

Instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas, o principal foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente das instituições públicas a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Da mesma forma, fomenta o debate e o controle social por meio dos conselhos municipais.

O PDI é composto por cinco projetos básicos: projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 – Modernização Institucional.

+ Acessados

Veja Também