Prefeita de Nova Bandeirantes apoia assentados na luta pela regularização

Redação PH

Redação PH

Prefeita de Nova Bandeirantes apoia assentados na luta pela regularização

Nesta terça-feira (20), a prefeita de Nova Bandeirantes, Solange Kleidloro, acompanhou os representantes do Assentamento Japurana em uma reunião com superintendente interino do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra-MT), Giuseppe Serra Seca Vieira. Os assentados cobraram celeridade no processo de regularização fundiária para as famílias, que estão na região há 19 anos.

De acordo com a prefeita Solange Kleidloro, os munícipes temem perder o prazo do último decreto presidencial autorizando a desapropriação, que vence no dia 27 de dezembro.“Os assentados do Japurana merecem que a situação seja regularizada, para que possam ter segurança jurídica e acesso aos créditos específicos que irão fomentar a produção e a economia local”, explicou a gestora.

Na quinta-feira (22), Solange participará de uma reunião com lideranças municipalistas e o Governo Federal, sob liderança da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ela destacou que irá levar o assunto para ser tratado na Presidência da República.

O procurador dos proprietários da área onde foi construído o assentamento, Xavier Leonidas Dallagnol, se comprometeu em protocolar entre hoje e amanhã as procurações que o Incra alegou estarem faltando. “Essas procurações não são motivo para atrasar o processo de regularização da terra, mas, como é de nosso interesse resolver a questão o mais rápido possível, iremos protocolar esses documentos nos próximos dias”, afirmou.

Conforme explicou o vereador Jairo de Souza, foi dado o prazo de 20 dias ao Incra, após o protocolo das procurações, para resolver a situação. Caso contrário, as famílias virão a Cuiabá e irão acampar na sede do Instituto.

+ Acessados

Veja Também