Políticas públicas para Coxipó do Ouro são debatidas em reunião com moradores

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Políticas públicas para Coxipó do Ouro são debatidas em reunião com moradores

O desenvolvimento de políticas públicas para a região do distrito do Coxipó do Ouro, que envolve 13 comunidades, foi debatido durante uma reunião ampliada entre moradores, lideranças da região e autoridades do estado e também município de Cuiabá. Liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a reunião debateu sugestões de ações e apresentou o projeto Redescobrindo o Coxipó do Ouro – Rumo aos 300 anos.

O Instituto Memória da Assembleia Legislativa é um dos parceiros do projeto e coordenará junto com os idealizadores, Valdeque Taques e Selma Costa, as ações que visam à melhoria na região que, apesar de sua importância histórica, tem sido esquecida ao longo dos anos e sofre com a falta de políticas públicas.

Isis Catarina, do Instituto Memória, ressalta que a primeira missa de Mato Grosso foi realizada no Coxipó do Ouro, em 1721, dois anos após a chegada dos bandeirantes. Ela lembra ainda que foi através desta comunidade que ocorreu a colonização de toda essa região central do país.

Wilson Santos, professor de história, destacou que o Coxipó do Ouro é mais antigo inclusive que Cuiabá, o estado de Mato Grosso, Goiás Velho e Rondônia, que surgiram após a colonização desta região.

O parlamentar fez questão de ressaltar que não fará nenhuma promessa e sugeriu a realização de um plano diretor para o distrito, que fará um raio-x completo da localidade, pontuando as necessidades e o que deve ser feito para alcançar o desenvolvimento sustentável.

O tucano planeja destinar emenda para realização deste estudo, que deverá ser orçado em pelo menos R$ 100 mil. Para realização do plano diretor, todas as 13 comunidades seriam envolvidas e participariam do planejamento.

A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Agricultura Familiar, além da presença de servidores das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Urbano.

Os moradores aproveitaram a oportunidade para elencar os problemas da região como a questão de falta de asfalto, ambulância, infraestrutura, segurança pública, além de fazer reivindicação para incentivo ao turismo e cultura na região.

No próximo dia 3 de abril será realizada uma sessão especial no distrito que levará o Legislativo estadual e municipal, além de autoridades também do estado e município para debater com a população e tratar de ações reais. Isis destacou as potencialidades da região, mas enfatizou que é preciso sair da história e entrar na realidade. “É um momento histórico que precisa ser aproveitado e estamos aqui para colher a responsabilidade destes representantes do estado e município para garantir ações reais que tragam de fato melhorias à comunidade”.

+ Acessados

Veja Também