Plano de Desenvolvimento Institucional é tema de workshop realizado na Prefeitura

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Secretários e equipe técnica das diversas secretarias municipais participam de mais uma etapa do Seminário sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que acontece nesta quarta (27) e quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura. O PDI define metas e objetivos a serem alcançados pela Administração Municipal nos próximos dez anos.

Nos dois dias, o grupo vai fazer uma avaliação e apresentar o diagnóstico da situação de cada pasta atualmente, com base em quatro eixos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. “Dentro de cada planejamento, precisamos saber onde estamos para, então, definirmos para onde vamos”, pontua o moderador do simpósio, o economista e especialista em gestão de negócios, Marcos Britta.

Na sequência, é feita a elaboração dos objetivos estratégicos da Prefeitura para o período de 2018 a 2027 com foco no plano de governo, nas demandas dos conselhos de políticas públicas e nos quatro eixos analisados anteriormente.

Em um último momento, são definidos os indicadores a serem usados a fim de mensurar os resultados atingidos. Para gerenciar as atividades e esforços implementados pelo Poder Público, é preciso medi-los, como explica Britta: “O propósito é buscar, por meio dos números, otimizar os resultados a serem apresentados à sociedade nas várias áreas, como saúde e educação, por exemplo”. Segundo o economista, para saber se ocorreu melhora nos índices avaliados é importante comparar os números atuais com os atingidos na data final do planejamento.

Britta observa que a análise dos indicadores tem duas finalidades: criar um relacionamento baseado na transparência com a sociedade e, se necessário, fazer ajustes. Ele também ressalta que ela deve ser feita periodicamente, e não apenas no último ano do PDI. “Os monitoramentos serão constantes, a cada bimestre ou trimestre, e podem ser apresentados à população para que ela acompanhe os resultados que estão sendo alcançados. Além disso, ele dá subsídios para que seja feita uma correção de rumos, caso necessário”, enfatiza.