Pequenos produtores expõem na AL e destacam apoio do presidente Botelho

Redação PH

Redação PH

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

Pequenos produtores expõem na AL e destacam apoio do presidente Botelho

Numa ação inédita, pequenos produtores de Mato Grosso realizam a 1ª Feria de Orgânicos da Agricultura Familiar, no saguão da Assembleia Legislativa, de 04 a 06 de setembro. Com apoio do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), a ação é uma forma de divulgar e fomentar a comercialização dos produtos naturais oriundos da agricultura familiar.
João Paulo Mattos Moura, presidente da Associação Central das Cooperativas de Agricultores Familiares – Ascop, comemorou a iniciativa. Disse que diante as inúmeras dificuldades que esses trabalhadores enfrentam, toda ajuda é muito bem-vinda. Segundo ele, faltam linhas de créditos mais acessíveis; investimentos para a infraestrutura e comercialização.
“A abertura do espaço na Assembleia Legislativa oportuniza um novo canal de vendas aos nossos cooperados. É uma ação inédita que tem apoio do presidente Botelho. Essa é a função da Ascop promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar. E quem os consome tem a oportunidade de se alimentar com produtos orgânicos e ainda ajudar a gerar emprego e renda aos pequenos produtores rurais”, explicou Moura.
Ele também destacou a indicação de Botelho, ao Governo do Estado, que pede a destinação de R$ 23 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab, para ajudar os pequenos produtores. “Essa iniciativa é excelente porque teremos mais condições para alavancar o setor. Só temos que agradecer o deputado pela atuação em defesa da agricultura familiar”, complementa Moura.
“A feira é um sucesso. Este é o projeto piloto e diante do sucesso, com certeza, vamos realizar muitas outras aqui na Casa de Leis”, afirmou a superintendente do Instituto Memória, Mara Visnardi, responsável pela organização do evento.
Com nove cooperativas associadas, a Ascop, beneficia pelo menos 3,3 mil famílias oriundas da agricultura familiar. Há 30 anos nesse ramo, a família da agricultora Narcisa Ferreira agradeceu o espaço na ALMT. “É uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho. Seria perfeito se tivéssemos mais exposições como essa aqui na Assembleia”, disse Narcisa, em sua banca junto com a sobrinha Célia da Silva, onde vendem produtos à base de banana (balas, farinha, chips), mel e castanhas. Todos da produção do Grupo Produtivo de Mulheres Mãe Rosa, da Comunidade Mutuca, de Nossa Senhora do Livramento.
MAIS AÇÕES – Outras ações de Botelho tramitam na Casa de Leis em benefício dos pequenos produtores. Um deles é o projeto que institui a política estadual de incentivo e fomento às feiras de alimentos orgânicos. Para promover a soberania da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável.
É de Botelho também o projeto de lei que concede a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos produtos bucha vegetal, cebola e urucum. Uma forma de contribuir, exclusivamente, operações com produtos de origem mato-grossense, produzidos por agricultor familiar; empreendedor familiar ou suas organizações.
ASSOCIAÇÕES – Integram a Ascop: Associação Imbê Poconé-MT, Coopernova – Terra Nova, Cooperagricultor, Ascorquivim, Cooper Chapada, Cooper VV, Coopernop – Sinop, Coopergrande – VG.

+ Acessados

Veja Também