Pedro Satélite defende instalação de centro de hemodiálise no extremo norte de MT

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Pedro Satélite defende instalação de centro de hemodiálise no extremo norte de MT

Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Pedro Satélite (PSD), aponta a necessidade de instalar um centro de hemodiálise em Peixoto de Azevedo. A unidade deverá ser construída e equipada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A intenção, segundo o parlamentar, é minimizar o sofrimento de pacientes com insuficiência renal crônica. "Na região norte do Estado o procedimento é feito apenas o município de Sinop. Por isso muitos pacientes precisam viajar até cinco horas para fazer as sessões de hemodiálise. Ou seja, um sofrimento que pode ser minimizado", justificou.

A hemodiálise é um procedimento onde a máquina limpa e filtra o sangue. Ela realiza o trabalho que o rim doente não consegue mais fazer.

Na busca por uma solução a curto prazo, o deputado apresentou o pleito pessoalmente ao secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, que se comprometeu em realizar o levantamento da manda e custos de instalação do novo centro de nefrologia.

A clinica deverá atender pacientes dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Colíder e Alta Floresta.

+ Acessados

Veja Também