Pedrinho e a juventude de um novo Corinthians

Meia é uma das principais apostas do Corinthians para o confronto com o Flamengo
Daniel Augusto Jr/Corinthians

Pedrinho e a juventude de um novo Corinthians

Pedrinho mantém viva uma tradição no Corinthians. Formado no Terrão, o jovem atacante é o representante das categorias de base no time.

Mas isso não quer dizer que ele seja o único jovem no elenco alvinegro. Diante de uma reformulação em seu plantel, o Corinthians recebeu uma revolução moleque, que se prepara para tentar pintar o país de preto e branco mais uma vez.

Ao longo da temporada, o meio-campo do Corinthians ganhou fôlego novo. Do Vasco, veio o habilidoso Mateus Vital. Do Fluminense, o volante Douglas, para dar força física na proteção à zaga. Até mesmo um chileno faz parte do “bonde”.

Trata-se de Ángelo Araos, meia que começou a temporada defendendo a Universidad de Chile.

Uma das maiores revelações da base do Corinthians nos últimos anos, Pedrinho estreou no time profissional no Campeonato Paulista de 2017. Desde então, passou a oscilar entre o time titular e o banco de reservas. Fez parte da conquista do Campeonato Brasileiro da última temporada, e teve atuações decisivas em vitórias importantes para o título.

Com a saída de algumas peças do time campeão, Pedrinho ganhou espaço e tempo de jogo. E respondeu com futebol.

Tanto que passou a ser titular da equipe ainda sob o comando do técnico Fábio Carille. Um dos principais responsáveis pela transição de Pedrinho para o profissional, o auxiliar técnico Osmar Loss o vê como um talento a ser lapidado.

– Pedrinho é um jogador extremamente hábil com a bola, de controle técnico e um contra um. Ele vem tendo um amadurecimento muito bom, mas é claro que ainda precisa crescer no aspecto emocional.

O próprio meia reconhece que ainda precisa evoluir bastante, mas valoriza o caminho traçado até aqui. Depois de ser importante na conquista do Campeonato Paulista, a cria do Terrão já está mais experiente para jogos em mata-mata. Mas contra o Flamengo, diante de um Maracanã lotado, a ansiedade cresce.

– É um privilégio fazer parte de um grande clube, enfrentar uma grande equipe como o Flamengo. Ainda mais no Maracanã, onde eu sempre sonhei em jogar. Espero que a gente possa fazer um grande jogo e trazer a vitória do Maracanã também.

Pelo menos dois dos jovens do Corinthians conhecem bem o adversário desta quarta-feira. Formado nas categorias de base do Vasco, Mateus Vital cruzou a rodovia Presidente Dutra no começo do ano.

De casa nova, o meia luta para se firmar como titular no time. Seu momento de maior destaque no ano foi na decisão do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. Jogando fora de seus domínios, no Allianz Parque, Vital cresceu. Teve uma grande atuação e fez a jogada que terminou com o gol de Rodriguinho, que levou a final para os pênaltis.

E se o jogo é no Maracanã, o Corinthians tem um bom guia. Carioca e revelado pelo Fluminense, Douglas Augusto conhece cada metro do Maracanã.

O reencontro com a antiga casa pode ajudar o meia a se adaptar ao novo clube, já que Douglas foi contratado pelo Corinthians durante a temporada, e não perdeu tempo. Alçado ao posto de titular assim que chegou, tornou-se rapidamente um dos pilares no time.

Um caminho ainda diferente do percorrido por Ángelo Araos. O meia se transferiu após a disputa da Libertadores da América pela U de Chile, e já mostrou parte de suas credenciais. Com passagens pela seleção do seu país, o meia brilhou no primeiro semestre, com direito a gol no Rio de Janeiro.

Pela fase de grupos da Taça Libertadores, Araos marcou na vitória da Universidad de Chile sobre o Vasco, em São Januário. Mesmo com a eliminação na competição, o atleta se destacou a ponto de despertar o interesse do Corinthians.

Ainda não se sabe quantos deles serão titulares no confronto desta quarta-feira contra o Flamengo. Mas se depender da nova onda de jovens do Corinthians, os dias prometem ser cada vez melhores no Parque São Jorge.

+ Acessados

Veja Também