| Pedra Preta | Vereadora pede a deputado agilidade na reforma agrária

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

A vereadora Iraci Souza (PSDB) de Pedra Preta esteve presente na reunião com membros da Associação de Agricultores Acampados Sagrada Família e o deputado estadual Valdir Barranco (PT). O evento aconteceu na sexta-feira (21).

O tema central do encontro foi o processo de reforma agrária no município, parado há quase 10 anos. “Explicamos para deputado Valdir Barranco que essa espera precisa acabar. Nossos companheiros precisam manter seus filhos no campo, mas para isso precisam de um pedaço de terra para produzirem alimentos e infraestrutura para trabalharem. Atualmente mais cem famílias vivem em condição de assentados em Pedra Preta”, explica Iraci.

Mesmo com grande dificuldade, a Associação de Agricultores Acampados Sagrada Família é considerada uma entidade organizada. Parte desse arranjo foi montado em 2012, pela vereadora Iraci. “Naquela época, eles estavam acampados, mas sem qualquer instrução. Preocupada com o futuro desses trabalhadores montei um estatuto, fizemos eleições e assim a associação começou a andar”, conta.

A visita do deputado, segundo o presidente da Associação Jeovaci Alves da Silva, deu nova esperança para as mais de cem famílias que esperam por um pedaço de chão há vários anos. “O deputado foi muito atencioso e se mostrou sensível com nossa causa”, salienta.

Depois de levantar as problemáticas dos assentados, Barranco se colocou à disposição para ampliar o diálogo com o governo e promover a retomada do processo de reforma agrária na região.

Também participaram da reunião outros representantes do legislativo, membros de outras associações e o prefeito Juvenal Pereira Brito, o Ná (PMDB).