| Pedra Preta | Vereadora lança projeto de inclusão e renda para mulheres

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

| Pedra Preta | Vereadora lança projeto de inclusão e renda para mulheres

A vereadora Iraci Souza (PSDB), lançou oficialmente na quarta-feira (08) o projeto “Mãos Talentosas”. O evento ocorreu no Centro de Eventos Alexandrina Alves Freitas e reuniu quase 200 pessoas. Boa parte dos presentes eram mulheres que já fazem parte da iniciativa, implantada de forma experimental no início do ano, em alguns bairros.

O trabalho idealizado, desenvolvido e viabilizado pela parlamentar, busca incrementar o orçamento familiar e oferecer inclusão a mulheres de baixa renda, proporcionando, sem qualquer custo, aulas de técnicas artesanato.

No ato de lançamento, ocorrido no Dia Internacional das Mulheres, centenas de produtos confeccionados foram expostos para comunidade.

Com a oficialização do trabalho e agora com o apoio da Prefeitura de Pedra Preta, o projeto passará por uma expansão na cidade, Vila Garça Branca e zona rural. “Vamos criar núcleos nas comunidades, a intenção é alcançar mulheres de todas as idades, que se enquadrem no projeto”, explica Iraci.

Ao longo da qualificação profissional, as integrantes da iniciativa serão capacitas também com orientações para comercializar a produção. “Não adianta só ensinar a fazer, também é preciso mostrar as formas de atingir o consumidor final, sem interferência de atravessadores”, conta.

Quando estiver funcionando em sua capacidade máxima, o “Mãos Talentosas” atenderá até 250 mulheres.

Semana do Artesanato

Durante o lançamento do projeto, a vereadora Iraci Souza anunciou que a Semana do Artesanato, entrou no calendário oficial de Pedra Preta. O projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, destaca a última semana do mês de julho, para a realização de uma semana repleta de atividades voltadas para o artesão e suas produções. “Apenas três cidades de Mato Grosso tem datas específicas para o artesanato. Pedra Preta será a primeira do Estado a promover uma semana toda voltada para arte criar com as mãos. Isso é fundamental para impulsionar a produção local para outra cidades”, frisa.

De Pedra Preta para Mato Grosso

O modelo do projeto chamou atenção de pelos menos 10 cidades de Mato Grosso e da UFMT, que encaminhou a vereadora um pedido autorização para implantação do trabalho na instituição. “Eu fico muito feliz. A UFMT é um órgão federal de grande credibilidade. Os professores da universidade conheceram de ponta a ponta nosso trabalho e ficaram encantados com resultado a curto prazo”, finaliza.

+ Acessados

Veja Também