Parlamento Mirim realiza sessão ordinária

Estudantes de diferentes partes do estado ocuparam o Plenário e discutiram propostas
RONALDO MAZZA / ALMT

Parlamento Mirim realiza sessão ordinária

Na tarde desta segunda-feira (24), o Plenário das Deliberações Renê Barbour foi ocupado por jovens estudantes de diferentes lugares do estado cheios de ideias para melhorar Mato Grosso.

O Parlamento Mirim da ALMT realizou sessão ordinária para apresentação, discussão e votação dos projetos escritos pelos deputados mirins da 8ª legislatura do programa (2017-2019).

 

Com auxílio da Mesa Diretora, formada exclusivamente por meninas, a presidente da sessão, Lana Arruda, comandou os trabalhos. Cada deputado mirim teve a oportunidade de apresentar e defender seu projeto para os colegas e para a sociedade mato-grossense. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

Os jovens parlamentares explicaram suas propostas, que contemplam temas como esporte, transporte, direitos humanos e meio ambiente. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

RONALDO MAZZA / ALMT

“Achei muito bom. Na sessão, os projetos foram apresentados já com as sugestões dos colegas feitas na reunião do Colégio de Líderes”, avalia a 1ª secretária do Parlamento Mirim, Lívia Thaís da Costa Quinteiro.

Estudante do 8º ano, Lívia é de Acorizal e apresentou um projeto que prevê a implementação de escolinhas de diversas modalidades de esporte nos municípios. “Eu vejo que na minha cidade só tem futsal. Deveria ter outras modalidades”, defende Lívia.

RONALDO MAZZA / ALMT

Já a estudante Andressa Gonçalves, do 9º ano, do município de Santo Antônio de Leverger, prevê em seus projeto que sejam oferecidas aulas de esportes olímpicos. “É uma forma de inclusão social”, explica Andressa.

A ideia do estudante Gabriel de Lima, do 2º ano do ensino médio, levou em consideração as experiências que ouvia de tias que andam de ônibus em Cuiabá. Ele propôs a reforma das paradas e também o uso de máquinas para compra e recarga do cartão.

“Elas contavam do calor e do frio que passavam esperando o ônibus”, lembra o estudante. A partir daí, ele teve o incentivo da mãe para participar do Parlamento Mirim. Ela o apresentou a um professor da UFMT que o ajudou com o projeto.

O servidor do Planejamento Estratégico e responsável pelo programa, Éder Dourado, definiu a sessão como “maravilhosa”. “A gente consegue ter uma perspectiva de um futuro legal. Eles [deputados mirins] estão interessados em participar da política”.

“É gratificante ver isso”, completa.  A próxima atividade prevista para os deputados mirins é uma visita ao Congresso Nacional em Brasília. O passeio deve ocorrer em novembro.

Confira a lista dos parlamentares da 8ª Legislatura:

Alefe da Luz Oliveira

Ana Clara Figueiredo

Andressa do Nascimento Gonçalves

Antonio Vieira da Silva Junior

Ariadne Mallayne Lourenço de Oliveira

Bruno Lanzarine da Silva

Celso Junior dos Santos Araújo

Eduarda de Almeida Santos

Franklin de Oliveira Araújo

Gabriel de Lima Adelino

Gabriel Phelipe de Almeida

José Vitor Crescencio

Julia Carvalho Martinho

Kamilly Sayuri Miyashita

Karolyna da Anunciação dos Anjos

Kawanny Nunes dos Santos

Lana Maria Silva de Arruda

Lívia Thais da Costa Quinteiro

Luis de Oliveira Fontes Neto

Maria Eduarda Marinho Alves de Lima

Mell Hellen Dourado Maciel Silva

Pedro Paschiotto Soares

Thainara Jamilli da Silva Schubert

Yori Fernando de Arruda

+ Acessados

Veja Também