Para trabalhar e estudar, 41 mil cruzam a ponte do Rio Cuiabá todos os dias

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Para trabalhar e estudar, 41 mil cruzam a ponte do Rio Cuiabá todos os dias

Diariamente, 41.058 pessoas cruzam a ponte do Rio Cuiabá para trabalhar e estudar, como aponta um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (25). A maioria delas mora em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e se desloca para a capital. Um total de 33.802 várzea-grandenses fazem esse percurso diariamente. Já no sentido contrário Cuiabá-Várzea Grande são 7.256.

O deslocamento maior ocorre em função do trabalho. Ao todo, segundo o levantamento, 25.392 moradores de Várzea Grande vão para Cuiabá todos os dias para trabalhar, enquanto 6.111 fazem esse percurso para estudar e 2.299 para fazer as duas coisas: trabalhar e estudar. Dos 7.256 cuiabanos que 'viajam' para a cidade vizinha diariamente, 5.112 vão por motivo de trabalho. Outros 1.918 para estudar e apenas 228 para essas duas atividades.

O levantamento confirma o abismo entre as duas cidades divididas apenas por um rio. No ano passado, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mostrou que Cuiabá e Várzea Grande possuem realidades completamente diferentes no que diz respeito à educação, longevidade e renda da população.

Várzea Grande ocupa a 920ª posição da lista de 5.565 do IDH, enquanto Cuiabá, a 92º. O ranking foi divulgado no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil com base em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro do ano passado. Conforme o Censo de 2010, Cuiabá possui 551.098 habitantes e Várzea Grande, 252.596.

Outra região que possui arranjo populacional considerável é a de Barra do Garças, município localizado na divisa com Goiás. O arranjo populacional é composto por três cidades e seis ligações. Todos os dias, 3.893 moradores de Aragarças (GO) se deslocam para Barra do Garças e, no sentido contrário, 348. Já em Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, 1.246 moradores vão para Barra do Garças diariamente. Ao todo, 6.215 pessoas de deslocam diariamente entre esses três municípios para trabalhar ou estudar.

+ Acessados

Veja Também