Oscar pede apoio dos parlamentares para retomar CPI das Obras da Copa

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

Oscar pede apoio dos parlamentares para retomar CPI das Obras da Copa

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) utilizou a tribuna nesta quarta-feira (5) para pedir aos colegas parlamentares que auxiliem na consolidação do reinício dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as obras da Copa do Mundo. Na oportunidade, solidarizaram-se através da tribuna os deputados; líder do governo Wilson Santos (PSDB), Pery Taborelli (PV) e Wancley Carvalho (PV).

Oscar externou preocupação com a notícia de que na sessão de terça-feira (4), alguns deputados defenderam a convocação do ex-governador Silval Barbosa, juntamente com o Consórcio VLT para prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa acerca da obra visando a sua retomada.

O presidente da CPI destacou que esta ação pode atrapalhar o processo de investigação. “A convocação ou não das pessoas que virão, será deliberada a partir do momento que a CPI voltar aos trabalhos. Então minha preocupação é no sentido de que o ex-governador Silval venha aqui dar esclarecimentos, chega a ser desrespeitoso com a CPI que está investigando, e que deve fazer estas ponderações. Claro, que os demais deputados tem essa prerrogativa, mas prejudica e muito os nossos trabalhos”, disse.

Para Oscar, a CPI das Obras da Copa sofre retaliações desde a sua instalação no início da legislatura. “Precisamos saber se querem que investiguemos, porque desde o início da CPI sofremos retaliações, colocaram pedras em nosso caminho para dificultar a investigação, que já está parada há 60 dias devido a uma condução errada para contratação por esta Casa de Leis através da Mesa Diretora”, pontuou.

Com relação ao Executivo, Oscar solicitou que o secretário de Cidades Eduardo Chiletto compartilhe informações acerca das obras da Copa com a CPI. “Temos que ter a prerrogativa de receber qualquer informação inerente às obras da Copa”, ressaltou.

Sobre o termo de referência que será firmado com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o deputado apontou que os profissionais que atuam desde o início da investigação não poderão ser contratados.

“A Unemat não pode contratar pessoa física, então prejudica os nossos profissionais que desde o início da CPI estão trabalhando, e qual respaldo teremos nesta investigação com outros profissionais? Então são muitos empecilhos que nos fazem crer que existe uma cúpula que não quer que a CPI caminhe”, argumentou.

Apoio – O líder do governo Wilson Santos (PSDB) garantiu ao deputado Oscar que o governo do Estado quer esclarecimentos acerca das obras da Copa e que dá total apoio às investigações. “Quero estimular Vossa Excelência a seguir firme, pois essa CPI provoca muito tubarão. Muito dinheiro foi roubado e tem pessoas defendendo a malandragem em todos os cantos do Estado. Mas esta CPI será esclarecedora e benéfica à sociedade”, observou.

Já Wancley Carvalho e Pery Taborelli hipotecaram apoio à CPI das Obras da Copa destacando que as convocações devem ser feitas em conjunto com a investigação, que foi instaurada para apurar todo o processo da Copa do Mundo de 2014. Os deputados destacaram que o esforço de todos os parlamentares deve ser para garantir a retomada da investigação.

+ Acessados

Veja Também