Novacki encerra visita ao Irã, quarto principal parceiro do agronegócio

Redação PH

Redação PH

novacki encerra visita ao irã, quarto principal parceiro do agronegócio

Novacki encerra visita ao Irã, quarto principal parceiro do agronegócio

O secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, encerrou visita ao Irã, com comitiva que teve a presença de representantes de entidades do agronegócio, para estreitar relações entre os dois países e promover parcerias comerciais.

Um dos assuntos tratados com representantes do governo iraniano foi a criação de um Comitê Consultivo Agrícola (CCA), o que poderá ocorrer em novembro próximo. O país é o quarto maior comprador de produtos agropecuários brasileiros.

Com o vice-ministro da Indústria, Minas e Comércio e presidente da Organização de Promoção do Comércio, Mojtaba Khosrowtaj, Novacki tratou de esforços para avançar na facilitação de operações financeiras com o país. No âmbito da Camex, já existe um grupo específico para tratar o tema.

O Irã tem interesse em investir na agricultura no exterior, seja por meio da compra de terras ou por parceria com empresas locais. A prioridade de investimentos externos do país é garantir acesso à produção de grãos. Do lado brasileiro, há interesse em receber investimentos iranianos.

O secretário reuniu-se também com Arzhang Javadi, vice-ministro de Agricultura e membro da Jihad Esteghlal Company, uma das principais companhias que importam produtos alimentícios no Irã. Com Javadi, tratou de Acordo de Cooperação em Saúde Animal e da criação do Comitê Consultivo Agrícola. Ao vice-ministro, reforçou o interesse do Brasil em manter parceria com o Irã de longo prazo, baseada no mútuo benefício e na confiança recíproca.

+ Acessados

Veja Também