No Dia da Saúde Ocular saiba como cuidar dos olhos

Oftalmologista da Vida Diagnóstico e Saúde fala sobre cuidados com os olhos

Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Considerada como um dos sentidos mais importantes, devemos tomar alguns cuidados com a nossa visão

Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Considerada como um dos sentidos mais importantes, devemos tomar alguns cuidados com a nossa visão, e antes de qualquer problema a prevenção é fundamental.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1,2 milhões de cegos no Brasil. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que cerca de 80% desses casos poderiam ser evitados ou tratados com um acompanhamento oftalmológico.

A oftalmologista da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, Heloisa de Freitas, revela algumas dicas e cuidados necessários para uma boa saúde ocular. “A prevenção ainda é o melhor remédio e sabemos que cuidados básicos podem evitar problemas futuros. Não expor os olhos a luz solar, por exemplo, deve ser evitado desde cedo, os raios solares prejudicam a retina e favorecem a formação de catarata precocemente”, revela.

O clima é também um dos fatores que podem levar a problemas oculares, agora no inverno, o clima seco e a baixa umidade do ar deixam as pessoas mais suscetíveis a alguns tipos de doenças oculares. Algumas atitudes no dia a dia também são importantes para manter a saúde ocular, pois podem evitar as infecções.

“Evite coçar os olhos, a coceira é um sinal de que algo não está bem. Além de não resolver o problema, pode gerar novas alterações, como danos à córnea e conjuntiva”.

“Além disso, as mãos contêm micro-organismos que podem favorecer as infecções oculares. É importante também sempre retirar a maquiagem dos olhos. Os produtos de maquiagem podem ser irritativos aos olhos além de obstruir glândulas na região palpebral que promovem a lubrificação dos olhos”, explica Heloísa Aguiar.

A oftalmologista ressalta ainda a importância em visitar seu médico periodicamente.

“Sempre recomendo que haja um seguimento continuo com seu médico oftalmologista. As principais patologias oculares podem ser diagnosticadas precocemente, favorecendo a prevenção de complicações ou sequelas das mesmas”, conclui Heloísa.