Nininho reivindica recursos para aquisição de equipamentos para UPA de Primavera

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Nininho reivindica recursos para aquisição de equipamentos para UPA de Primavera

A indicação do primeiro-secretário, deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, que foi apresentada durante a sessão plenária vespertina do dia 20, tem o objetivo de buscar a melhoria do acesso e da qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste (241 km de Cuiabá). A obra já está concluída e aguarda apenas os equipamentos para inauguração.

“O PA de Primavera tem o custo mensal de R$ 850.000 o que acaba inviabilizando a compra de equipamentos por parte da prefeitura. O que solicitamos aqui, com esta indicação, é que o secretário de Saúde Eduardo Bermudez viabilize recursos para a compra de itens de primeira necessidade para a UPA”, reforçou Nininho.

Segundo o prefeito Érico Piana, o município investe hoje 32% dos recursos próprios em saúde e executa 230% a mais do que estabelecem as pactuações de ações e serviços de saúde. “Isso acontece porque Primavera é uma cidade pólo da região, atendemos muitos pacientes das cidades vizinhas, por isso necessitamos, urgentemente, de apoio do Estado para manutenção dos serviços de saúde na nossa cidade”, dispara Piana.

Na solicitação são listados mais de 800 itens com o valor total de R$ 1.436.810 em equipamentos variados que vai desde mesas e cadeiras a monitor cardíaco e aparelho de ultrassonografia.

A cidade

Primavera do Leste é referência para os municípios: Poxoréu, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, General Carneiro (população indígena), Dom Aquino, Campo Verde, Novo São Joaquim, Campinápolis e Gaúcha do Norte. Também devido a extensão rural, o município acaba sendo referência para a região do Araguaia, considerando que a BR 070 é a única passagem para a capital.

Segundo o IBGE, Primavera do Leste possui 57.423 habitantes. Mas, ainda segundo a prefeitura, os registros da Atenção Básica apontam 88 mil habitantes e da Farmácia Básica 131 mil habitantes. A UPA será referência para aproximadamente 150 mil habitantes.

+ Acessados

Veja Também