Negócios: dicas para sobreviver na crise econômica

Dicas para sobreviver na crise econômica
Shutterstock.com

Negócios: dicas para sobreviver na crise econômica

Já faz algum tempo que o Brasil está imerso em uma profunda crise econômica, apesar de dar os primeiros indícios de que pode estar se recuperando.

No entanto, tudo ainda é muito incerto, e é preciso se cercar de cuidados para garantir a estabilidade e a continuidade do negócio mesmo em um cenário de recessão.

Sobrevivendo à crise e mantendo o sucesso do negócio

Observe os gastos e custos da sua empresa e coloque tudo na ponta do lápis. Em caso de um negócio do ramo alimentício, por exemplo, vale verificar qual a opção mais econômica de gás para restaurante, por exemplo.

Vale também fazer uma pesquisa entre os fornecedores de insumos: muitas vezes a compra de produtos nas mãos de pequenos produtores pode sair mais em conta e trazer ainda mais qualidade para o cardápio. Atenção também aos gastos supérfluos: detecte-os e corte-os.

Outra dica é investir em marketing. Crie promoções nas redes sociais, interaja com a sua base de clientes, e até mesmo pense em eventos que podem agregar novos clientes ao negócio, além de criar um espaço de entretenimento e até mesmo de compartilhamento de informações.

Possui um bar? Que tal promover um mini workshop de drinques? É dono de uma loja de roupas? Pequenos eventos de lançamentos das novas linhas para clientes convidados e um acompanhante pode ajudar a movimentar ainda mais seu negócio.

Repense os preços praticados pelo seu empreendimento. Vender mais caro nem sempre significa mais lucro: muitas vezes um pequeno reajuste no preço pode atrair uma nova clientela e aumentar as vendas.

Reveja o mix de produtos que você oferece. Será que ter um estoque repleto de itens diferentes ou um cardápio com um sem fim de opções é realmente uma boa ideia e não encarece os custos de manutenção do negócio?

Estude o cenário, identifique as tendências, e não tenha receio de mudar algo que não está tendo saída.

Por fim, dedique-se e mantenha-se motivado. Compareça a eventos do segmento em que atua – como feiras, congressos e encontros, leia publicações do setor, visite a concorrência, e compreenda melhor seu nicho para poder ter sucesso e lucro mesmo em meio ao cenário de recessão.

 

+ Acessados

Veja Também