Mutirão fiscal está previsto para outubro em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

mutirão fiscal está previsto para outubro em rondonópolis

Mutirão fiscal está previsto para outubro em Rondonópolis

Um mutirão para negociação fiscal deve acontecer no mês de outubro em Rondonópolis. Esta foi a pauta de uma reunião na manhã desta segunda-feira (07) entre o prefeito Zé Carlos do Pátio, a corregedora geral da Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a juíza da Vara Especializada de Execução Fiscal Cuiabá, Adair Julieta da Silva e o juiz da Segunda Vara da Fazenda Pública de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros.

Com a realização do mutirão, os contribuintes em débito com a Prefeitura Rondonópolis terão a oportunidade de negociar seus débitos com o município que hoje chegam a R$ 72 milhões. Condições especiais, como descontos em juros e multas serão o diferencial do projeto, previsto para acontecer entre os dias 13 e 31 de outubro.

Serão renegociados passivos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e multas e taxas no âmbito municipal. O próximo passo é a elaboração do projeto de lei para aprovação na Câmara de Vereadores.

De acordo com a desembargadora Maria Aparecida, o mutirão foi proposto depois da percepção de que há uma grande demanda de processo de execução fiscal em Rondonópolis, 11 mil ações no total, algumas em atividade e outras em arquivo provisório.

“Decidimos entrar em contato com o município e propor o mutirão para a análise dos processos, para assim dar mais efetividade a prestação jurisdicional dos problemas fiscais. O prefeito nos recebeu bem e deve se reunir com sua equipe e com os procuradores e em breve devemos agendar outra reunião”, detalha a desembargadora.

O prefeito por sua vez disse que está sendo cobrado a cumprir a lei, afinal pode responder por crime de responsabilidade fiscal caso não proteste os devedores. Por conta desta determinação, o prefeito disse que vai se reunir com a população para dividir essa preocupação.

O juiz Francisco disse que o mutirão vem em boa hora, afinal diminuirá a quantidade de protesto e ainda fará com que o município arrecade mais e esse reforço nos cofres públicos retorne em benefícios para a população. Conforme o juiz, a expectativa é ao menos arrecadar a metade do valor da dívida.

+ Acessados

Veja Também