Moradores aprovam asfalto em rotas alternativas e Sinfra avança com obra da trincheira

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Moradores aprovam asfalto em rotas alternativas e Sinfra avança com obra da trincheira

A pavimentação de diversas ruas utilizadas como rotas alternativas para a obra da trincheira entre as rodovias MT-010 e MT-251 melhorou a vida dos moradores dos bairros Residencial Paiaguás, Jardim Florianópolis e Jardim Vitória. Atrincheira de 300 metros em Cuiabá dar[aacesso ao Distrito da Guia e a cidade de Chapada dos Guimarães. As rotas alternativas foram construídas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em parceria com a a Prefeitura de Cuiabá.

O fim da poeira e a parada ds ônibus em frente de casa, sem lamaçal, foram comemoradas pelos moradores. A dona de casa Katiucia Domingos, 40 anos, moradora da Rua Iporá, localizado no bairro Residencial Paiaguás, lembra que o acesso a sua residência era péssimo e com a nova via melhorou bastante. “Antigamente era muito ruim, estrada de chão, poeira, a casa não parava limpa, e, agora, com o asfalto ficou bom, melhorou 100%”.

Para assegurar uma maior fluidez do trânsito no período de obras, foi elaborado um plano de rotas alternativas. O plano foi feito pela equipe de engenharia da Sinfra em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Outra beneficiada com a rota alternativa foi a estudante Sara de Sá, 17 anos, que mora no bairro. Ela disse que o local não tinha condições nenhuma de tráfego de veiculos e hoje ela consegue pegar o ônibus na porta de casa. “Isso aqui era só terra, escorria água e ficava cheio de lama e agora com o asfalto passa carro, pego ônibus na porta da minha casa para poder estudar, melhorou bastante”.

Além da Rua Iporá, outra via que ganhou asfalto novo, foi a tão esperada estrada do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE). A via liga a Avenida do CPA com a rodovia MT-251 (Estrada da Chapada), passando por dentro do bairro Jardim Florianópolis. No local o Governo do Estado fez uma parceria onde fez toda a terraplanagem e base e a prefeitura municipal entrou com a capa asfáltica.

O entregador Vanilson da Silva, 23 anos, ressaltou as condições ruins que a via se encontrava e com a chegada do asfalto melhorou a vida da população. “A poeira acabou, era demais e o asfalto veio e melhorou. Agora nossa saida para Av. Do Cpa ficou bacana”.

Mapa e Aplicativo

Com o objetivo de facilitar o entendimento das novas rotas, a Sinfra divulgou um mapa que apresenta as rotas. Na arte, o cidadão conseguirá saber por onde deverá trafegar durante a execução das obras da trincheira. Nas novas rotas, tem sido feito os serviços de adequação, assim como de asfaltamento e sinalização vertical e horizontal.

Quem quiser saber mais detalhes, pode conferir de forma interativa um aplicativo criado pela Sinfra com todas as rotas georreferenciadas que serão descritas no texto da matéria. Para acessar a aplicação online, basta clicar no link. A aplicação está localizada dentro do GeoPortal da Sinfra.

O portal é uma ferramenta inovadora que transforma dados e mapas interativos em informações estratégicas que resultam em ações voltadas à melhoria da infraestrutura. O conteúdo do GeoPortal está disponível não somente para Desktop, mas também para Tablet ou Smart Phone com qualquer sistema operacional.

+ Acessados

Veja Também