Módulo da Academia de Lideranças foca na política agrícola nacional

Redação PH

Redação PH

Módulo da Academia de Lideranças foca na política agrícola nacional

Trinta e quatro delegados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) participaram do primeiro módulo de 2015 da Academia de Lideranças entre os dias 6 e 8 de maio, em Brasília. A etapa na capital federal foi além do aprendizado com representantes governamentais, mas uma lição de política e liderança articuladora.

“A intenção foi mostrar a complexidade dos assuntos e a articulação junto aos órgãos federais, além de detalhar a atuação da entidade para obter vitórias para o setor”, diz Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja. Segundo ele, os delegados compreenderam ainda mais o seu papel na base e como o trabalho reflete na atuação a nível federal.

Este módulo focou na política agrícola nacional e contou com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos Transportes.

Respectivamente, participaram o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o assessor do secretário de Política Agrícola, Sávio Rafael Pereira, e o secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond. Os três explicaram sobre legislação, papéis e limites de cada pasta, além de assuntos estratégicos de interesse da associação.

No caso do Ministério do Meio Ambiente, a palestra e os questionamentos dos acadêmicos foram com relação às demarcações de terras indígenas e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que teve seu prazo prorrogado na semana passada por mais um ano.

A apresentação de Sávio Rafael Pereira foi focada em leis agrícolas, crédito rural e comparações com outros países estratégicos no setor, como Estados Unidos, grande competidor com o Brasil, e China, maior importador de grãos do país.

Já o secretário do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond, apresentou a situação de rodovias, hidrovias e ferrovias e projetos de expansão de suas malhas.

A Academia de Lideranças ainda contou com participações do diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Morais Rosa, e de João Henrique Hummel, diretor executivo do Instituto Pensar Agro.

Ambos fizeram históricos das entidades, os motivos de suas fundações e a importância delas na política agrícola nacional.

“É uma oportunidade única de adquirirmos conhecimento imediato de fontes seguras. Além de entendermos como a estrutura governamental funciona e influencia diretamente nossa vida. Esse também é o um bom momento para expormos nossos anseios referentes a fatos que dificultam o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro”, avalia Giovana Terezinha Welke, delegada coordenadora de Campo Novo do Parecis, região Oeste de Mato Grosso.

Para o delegado coordenador de Água Boa, região Leste do Estado, César Giacomolli, a Academia de Lideranças forma os delegados, porém tem reflexo em todos os associados da Aprosoja.

“A gente sai daqui com o compromisso maior ainda de levar para nossos núcleos, associados e produtores todas as informações aprendidas. Precisamos reafirmar nossa importância e compromisso de alimentar o mundo e, principalmente, preservando as áreas. A cada módulo que participo é cada vez melhor, a turma é muito boa e existe uma discussão muito saudável. O produtor tem mudado o perfil, tem sido cada vez mais respeitado, e é isso que precisa ser disseminado”, diz.

Visitas –Apesar de não estar na programação, os acadêmicos foram surpreendidos com rápida visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior.

Ambos parabenizaram a criação de uma academia para formar líderes. Kátia ainda afirmou que, enquanto Estado, não será obstáculo e sim “parceira” da iniciativa privada.

City Tour– Além das palestras, realizadas nos primeiros dois dias, os acadêmicos fizeram city tour pela Capital Federal. Entre os locais, foram visitadas as sedes da Aprosoja Brasil, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o Congresso Nacional. Também estiveram no roteiro o Supremo Tribunal Federal (STF), a Catedral Metropolitana, Palácio do Itamaraty, Ponte JK, Palácio da Alvorada, Teatro Nacional e Memorial JK.

O curso– A Academia de Lideranças teve início em 2008, está em sua quinta turma e é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O projeto foi idealizado pela associação com base na Associação de Produtores de Soja de Illinois (ISA), nos Estados Unidos.

O cronograma é dividido em quatro módulos. No último ano, a turma, formada por delegados da Aprosoja de todas as regiões do Estado, conheceu um pouco mais sobre as atribuições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Academia de Lideranças terá seu segundo módulo no segundo semestre de 2015 e os delegados estarão formados no final deste ano.

+ Acessados

Veja Também